Arábia Saudita e COI Anunciam os Primeiros Jogos Olímpicos de E-sports
- Publicado em
Um ano após a realização de um evento olímpico de e-sports que não incluiu jogos de e-sports propriamente ditos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) uniu forças com o Comitê Olímpico Nacional da Arábia Saudita para organizar os primeiros Jogos Olímpicos de Esports em 2025. Este acordo de 12 anos prevê a realização regular de eventos durante o período.
“Somos muito afortunados em poder trabalhar com o CON da Arábia Saudita nos Jogos Olímpicos de Esports, pois possui uma grande — se não única — expertise no campo dos esports com todos os seus stakeholders,” disse Thomas Bach, presidente do COI, no anúncio. “Os Jogos Olímpicos de Esports se beneficiarão muito dessa experiência.”
A declaração do COI destaca que a parceria com a Arábia Saudita garante o respeito aos valores olímpicos, especialmente em relação aos títulos dos jogos no programa, à promoção da igualdade de gênero e ao engajamento com o público jovem, que abraça os esports. No entanto, essa afirmação é questionável, visto que a Arábia Saudita recentemente sentenciou a ativista pelos direitos das mulheres Manahel al-Otaibi a 11 anos de prisão por crimes como defender o fim da lei de tutela opressiva e “ir às lojas sem usar abaya”.
Independentemente dessas questões, o Príncipe Abdulaziz bin Turki Al Faisal, ministro do esporte e presidente do comitê olímpico saudita, afirmou que o acordo representa “um novo capítulo na história olímpica que tem o potencial de inspirar novos sonhos e novas ambições para literalmente milhões de atletas ao redor do mundo.”
Como o primeiro evento olímpico de e-sports, ainda há muito a ser considerado e planejado em conjunto com o COI. No entanto, o compromisso é de realizar um evento especial que respeite e celebre os valores olímpicos enquanto aproveita o momento para impulsionar os e-sports com a plataforma internacional que o esporte e seus atletas merecem.
A Arábia Saudita tem se tornado um grande jogador na cena dos esports e dos videogames em geral. Em 2022, o Fundo de Investimento Público do país adquiriu a organizadora de esports ESL Gaming e a plataforma de torneios FACEIT, além de realizar investimentos significativos na Electronic Arts, Embracer Group, Take-Two Interactive, Nexon, Capcom e Nintendo.
O acordo dos esports olímpicos surge em um momento de significativo crescimento do esporte na Arábia Saudita, com um aumento notável na participação esportiva em todos os níveis entre homens e mulheres. O anúncio destaca que há agora mais de 330.000 atletas femininas registradas e quase 40 equipes nacionais femininas competindo internacionalmente. As reformas regulatórias garantem representação feminina nos conselhos de todas as federações esportivas.
“Acompanhar as tendências crescentes de participação feminina nos esports é muito empolgante,” disse a Princesa Reema Bandar Al-Saud, membro do COI. “Tive a honra de trabalhar pela capacitação das mulheres no esporte e na sociedade como um todo sob a Visão 2030 e a liderança de HRH Príncipe Mohammed bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro, e testemunhei em primeira mão o tremendo impacto positivo do esporte para mulheres e meninas.”
Apesar das acusações críveis de múltiplas agências de inteligência de que Mohammed bin Salman ordenou o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, ele afirmou em uma entrevista à Fox News em 2023 que não se importa com as acusações de “sportswashing”. “Se sportswashing vai aumentar meu PIB em um por cento, então continuarei fazendo sportswashing. Não me importo,” disse ele.
O acordo entre a Arábia Saudita e o COI, que enfrenta suas próprias acusações de corrupção ao longo dos anos, está fechado, mas ainda há muito trabalho a ser feito, incluindo a escolha de uma cidade e local para o evento, a determinação dos jogos que serão incluídos e quem poderá competir. O COI também criará “uma nova estrutura dedicada dentro de sua organização” para operar os Jogos Olímpicos de E-sports.
Onde tudo isso vai parar ainda é um mistério, mas certamente será interessante acompanhar os desdobramentos dessa parceria histórica e polêmica.