Fim da Linha: Kaspersky Labs Anuncia Saída dos EUA Após Banimento
- Publicado em
Kaspersky Labs, uma das principais empresas de antivírus do mundo, está se preparando para encerrar suas operações nos Estados Unidos após uma decisão do governo Biden de proibir a venda de seus produtos no país. A medida, que entra em vigor em 29 de setembro, é baseada em alegações de que a empresa pode estar comprometida por influências russas, o que representaria um risco à infraestrutura nacional dos EUA.
A secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, enfatizou que há evidências de que a Rússia poderia explorar empresas como a Kaspersky para “coletar e usar informações pessoais de americanos.” Além disso, no dia seguinte ao anúncio do banimento, o Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções a uma dúzia de executivos da Kaspersky, embora o CEO e cofundador Eugene Kaspersky não tenha sido diretamente sancionado.
Diante dessas ações governamentais, a Kaspersky, que nega veementemente ser uma ameaça à segurança nacional dos EUA e ter qualquer envolvimento em atividades de espionagem, decidiu que não é mais viável manter suas operações no país. “A partir de 20 de julho de 2024, a Kaspersky começará a reduzir gradualmente suas operações nos EUA e eliminará posições baseadas nos EUA”, afirmou a empresa em um comunicado. A empresa mencionou que este passo segue a “determinação final do Departamento de Comércio dos EUA.”
Fundada em 1999 e operando nos EUA desde 2005, a Kaspersky Labs tem sedes em Moscou e escritórios ao redor do mundo, com mais de 400 milhões de usuários de seu software antivírus. Com a saída do mercado americano, todos os funcionários nos EUA serão demitidos, afetando menos de 50 pessoas.
Apesar do cenário desafiador, a Kaspersky afirma que continuará a investir em mercados estratégicos e se compromete a proteger seus clientes de ciberameaças globalmente. “A empresa continuará investindo em mercados estratégicos e permanece comprometida em servir seus clientes e parceiros e garantir sua proteção”, reitera o comunicado.
Essa mudança na estratégia da Kaspersky Labs ocorre em um momento de tensões geopolíticas elevadas, especialmente devido à invasão russa da Ucrânia, que levou os EUA e muitos outros países a impor sanções à Rússia e a interesses russos. O futuro da presença global da Kaspersky e seu impacto na indústria de cibersegurança continuará a ser um tema de grande interesse e especulação.