Jogos Autobattlers – o que temos hoje?

Em 2019, pouco antes de a vida como conhecíamos mudar completamente, os jogos de autobattler emergiram como uma modalidade extremamente popular dentro de Dota 2. Inicialmente, gigantes como Valve e Riot, além de equipes menores, entraram na disputa pelo sucesso neste novo gênero, que prometia ser o próximo grande hit. Entre os jogos que ganharam destaque estão Auto Chess, Dota Underlords e Team Fight Tactics, com este último encontrando um sucesso duradouro que os outros não conseguiram sustentar.

Apesar de um início explosivo, o interesse geral pelos autobattlers diminuiu, mas isso não significa que o gênero tenha desaparecido. Ao contrário, o legado deixado por esses jogos deu origem a uma onda contínua de inovação. Os desenvolvedores têm experimentado novas abordagens que vão desde tetris de inventário em um cenário medieval até aventuras solo no estilo Pokémon, todas centradas na mecânica de combate automatizado.

Teamfight Tactics

A experiência tradicional de um autobattler envolve competir em tempo real contra outros sete jogadores. Cada rodada coloca seu exército contra o de outro jogador, com a estratégia e um pouco de sorte determinando o vencedor. A mecânica de compra e atualização de unidades entre as rodadas é crucial, pois busca-se alcançar sinergias e vantagens táticas sobre os adversários.

Backpack Battles

Alguns desenvolvedores independentes levaram esse conceito central e o tornaram ainda mais único. Por exemplo, em Backpack Battles, em vez de montar um exército, os jogadores organizam a mochila de um herói, escolhendo equipamentos em uma loja e depois mandando seu herói sobrecarregado para lutar contra outros. Este jogo é assíncrono, o que elimina a espera entre as batalhas e permite focar mais nas decisões estratégicas sem perder tempo.

Super Auto Pets

Cena de Super Auto Pets

Super Auto Pets é outro exemplo notável, que mantém a estrutura básica dos autobattlers mas a apresenta de forma mais acessível e divertida, utilizando animais fofos em vez de unidades de combate típicas. Este jogo enfatiza uma estratégia clara e interações engraçadas entre as unidades, tornando a experiência mais agradável e menos intensa.

Kādomon: Hyper Auto Battlers

Finalmente, Kādomon: Hyper Auto Battlers combina a gestão de exércitos com a aventura roguelike, mostrando que o conceito de autobattler pode se estender muito além de suas origens em MOBAs. Este tipo de inovação demonstra que há muito espaço para crescimento e evolução no gênero.

Essa onda de criatividade nos jogos de autobattler pode ser uma indicação de que ainda há muito potencial a ser explorado. Quais serão os próximos passos para esses jogos e como eles continuarão a evoluir para atrair novos jogadores e manter os atuais engajados? Apenas o tempo dirá, mas o futuro parece promissor para os autobattlers.