Minami Lane: Um Simulador de Gestão que Vai te Prender

Cena de Minami Lane

Independente do gênero, se há uma criatura fofa na capa de um jogo, já fico intrigado e provavelmente verifico no Steam. Felizmente, Minami Lane conseguiu despertar meu interesse através do tanuki que te guia. Apesar de não ser um gênero que eu normalmente procuraria, acabei encontrando uma nova apreciação durante meu tempo jogando. Geralmente, um simulador de gestão precisa de muito para me atrair, mas este jogo simples e satisfatório me fisgou, e antes que eu percebesse, minha noite havia passado voando.

Minha experiência com simuladores de gestão normalmente é assim: sentir-me sobrecarregado com todas as tarefas antes de finalmente entender o que estou fazendo após algumas horas. Mas aquela fase inicial de ter que ler muitos textos pequenos e fazer várias tentativas e erros para acertar sempre é um pouco frustrante.

Minami Lane simplifica tudo isso e divide o jogo em um formato que até eu achei acessível. Você precisa gerenciar uma única rua por vez, começando com o básico: algumas construções como uma casa residencial e um parque. Quando você está pronto para começar, recebe uma lista de objetivos, como construir uma loja de chá de bolhas ou aumentar a população jovem tornando a área mais atraente para os jovens. Tudo isso é explicado no tutorial, que é tão bem integrado à jogabilidade que não parece um módulo separado, e logo você estará projetando ruas por conta própria.

O jogo opera em um sistema de dia-a-dia, o que eu aprecio. A passagem do tempo é mais fácil de acompanhar do que um relógio contínuo que nunca para para marcar os dias, como estou acostumado em jogos como Before We Leave. Cada dia termina por volta das 20h, e você recebe um resumo detalhado das estatísticas, indicando o que agradou seus visitantes e onde você pode melhorar. Isso me ajudou a me sentir menos estressado ao tentar várias estratégias, o que geralmente é minha abordagem com simuladores de gestão até pegar o jeito.

Para ajudar ainda mais, dicas e sugestões são inseridas durante as telas de carregamento, e os visitantes da sua rua dão ideias sobre como melhorar as condições de vida ao longo do dia. Coisas como baixar o preço do ramen ou adicionar mais espaços naturais para relaxar e aumentar a beleza ajudam a melhorar a satisfação dos visitantes. Isso contribui para completar a lista de objetivos definida no início de cada ‘nível’ e ajuda a desbloquear mais edifícios para adornar sua rua.

Em um dos níveis que joguei, alcançar critérios como atingir o número certo de cidadãos e mantê-los satisfeitos, além de ter dinheiro suficiente para comprar uma floricultura, foi um desafio significativo. Mas em nenhum momento me senti frustrado a ponto de querer desistir. Essa é a melhor parte de Minami Lane – a ausência de pressão para progredir em um ritmo específico para desbloquear coisas permite que você avance no seu próprio ritmo e simplesmente aproveite a experiência.

Para os momentos em que não queria completar objetivos para progredir, achei o modo sandbox particularmente atraente. Não precisei me preocupar em maximizar meus lucros e pude focar em criar algo esteticamente agradável.

Com muitos simuladores de gestão que joguei, não há grande ênfase na aparência das coisas, mas sim em como elas funcionam. Foi bom ter a oportunidade de focar na estética ao invés da eficiência, e Minami Lane permite que sua criatividade flua ao construir seu pequeno mundo.

Minha única queixa com o jogo é o quão curto ele é. Com cerca de quatro horas de jogo, parecia que tudo acabou tão rápido quanto começou. Assim que encontrei meu ritmo com a decoração das ruas e consegui completar objetivos com poucas construções, passei pelo resto do jogo em uma velocidade insatisfatória sem nem perceber. Com um jogo tão reconfortante quanto Minami Lane, você quer que dure o máximo possível para tentar todas as opções para cada rua. Mas isso não é possível.

Dito isso, seria bom ver o jogo receber atualizações no futuro para expandir o que já está disponível, possivelmente com mais tipos de edifícios e requisitos de rua. Por enquanto, terei que passar meu tempo no modo sandbox e torcer para que haja mais por vir.

Com sua abordagem simplificada e cativante, Minami Lane é um excelente ponto de entrada para os simuladores de gestão, oferecendo uma experiência divertida e acessível que prende a atenção dos jogadores, mesmo aqueles que normalmente não se interessam pelo gênero.

Leia Mais Sobre