Tiny Kingdom: Um Deckbuilder Roguelike Viciante para Fãs de Construção de Cidades

Cena do jogo Tiny Kingdom

Na busca constante por jogos de construção de cidades inovadores, me deparei com o demo de Tiny Kingdom. Este jogo combina elementos de construção, gerenciamento e deckbuilding roguelike, onde você coleciona cartas, gerencia recursos e tenta expandir sua pequena vila em um reino próspero.

Logo na minha primeira partida, percebi que estava começando a entender a dinâmica do jogo, então decidi tentar novamente para superar minha pontuação anterior de uma vila com 20 habitantes. Para cada casa construída, você ganha 2 novos moradores, então parecia simples. Uma hora e 15 assentamentos depois, consegui um progresso significativo, terminando com uma vila de 168 habitantes. Mas, como em todo roguelike, um beco sem saída me forçou a reiniciar o jogo.

Tiny Kingdom não é tão complexo quanto outros jogos de construção de cidades como Manor Lords ou Synergy, que possuem sistemas econômicos e sociais intrincados. Em vez de cortar árvores ou negociar recursos, aqui você constrói sua cidade coletando cartas.

Você pode obter cartas que permitem construir casas para aumentar sua população, plantar trigo para ganhar moedas e até construir um cais que oferece novas peças de ilha para expandir seu território. Quanto mais você joga, mais cartas desbloqueia: tabernas, moinhos, padarias e castelos, cada um com suas próprias vantagens. Ainda não sei quantas cartas existem, mas descobrirei conforme minha população cresce.

Administrar os edifícios não é a única dificuldade. As cartas do seu deck são limitadas. Para conseguir mais, você precisa construir estruturas ou coletar recursos. Árvores e pedras aparecem aleatoriamente nas peças da ilha e podem ser coletadas usando cartas de serraria ou pedreira. Ao reunir recursos, o jogo automaticamente adiciona casas de madeira ou pedra ao seu deck para uso futuro. Mas, se acabar com as cartas, é fim de jogo e você terá que recomeçar.

Você também precisa monitorar os cofres do reino. Cada carta custa uma moeda de ouro para ser jogada e, como você começa com apenas 10 moedas, é crucial manter um lucro constante para continuar jogando. Plantar culturas rende um pequeno lucro, mas a melhor estratégia é usar cartas de construção de casas, que permitem pegar uma nova carta após colocar a casa, ajudando a manter o equilíbrio financeiro.

O ciclo de extrair recursos e construir em Tiny Kingdom é claro e, uma vez que você pega o jeito, tudo se encaixa. Mas é uma balança precária, e um deck ruim pode derrubar todo o seu progresso.

Essa é a graça dos deckbuilders roguelike—a sorte tem um papel importante no seu sucesso. As cartas que você recebe são bem aleatórias, com algum padrão no desbloqueio, mas nem sempre previsível. Em uma partida, eu estava indo muito bem, mas não conseguia mais terrenos porque só recebia casas ao cortar árvores, o que me fez ficar sem espaço para construir e me forçou a reiniciar.

Isso pode ser frustrante, especialmente quando você perde por fatores fora do seu controle, mas faz parte da diversão dos deckbuilders roguelike. Não consegui expandir meu reino além de 168 habitantes, mas continuo tentando. E, não importa quantas vezes eu jogue, cada ilha que construo parece única. Tenho tirado screenshots de cada uma para comparar depois.

Ainda não sei qual é o limite de habitantes ou quantas cartas novas podem ser desbloqueadas, já que esta é apenas uma demo. Espero que mais conteúdo seja adicionado no lançamento completo (ainda sem data prevista). Por enquanto, Tiny Kingdom é um excelente demo de deckbuilding roguelike com uma premissa viciante e muitas opções para você criar seu reino do seu jeito.

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