Transformando Paixão em Profissão: A História de Modders na CD Projekt com The Witcher 4

Cena de uma cinematic de The Witcher 4

A CD Projekt, renomada por suas franquias de RPG como Witcher e Cyberpunk 2077, tem um histórico impressionante de incorporar talentos da comunidade modding em suas equipes de desenvolvimento. Em uma entrevista detalhada com Flow Gaming, Pawel Sasko, da CD Projekt, compartilhou insights valiosos sobre como a modding influencia as contratações no estúdio.

Atualmente, metade da equipe de quest do projeto Orion, que é a sequência do aclamado Cyberpunk 2077, é formada por ex-modders. Essa equipe, composta por 24 pessoas, não só desenvolve as missões do jogo, mas também molda significativamente a experiência do usuário. Sasko destaca que entre esses talentos está Błażej Augustynek, um ex-modder de StarCraft que agora lidera como designer de quests.

A prática de recrutar modders não é apenas uma maneira de encontrar talentos já familiarizados com a linguagem e as ferramentas de desenvolvimento de jogos, mas também reflete um reconhecimento do potencial criativo e técnico que esses indivíduos trazem. Sasko incentiva ativamente jovens entusiastas a começarem a modificar jogos como um caminho viável para entrar na indústria.

Um dos exemplos mais marcantes dessa prática é a história de Eero Varendi, originalmente um agricultor de beterrabas na Austrália e modder nas horas vagas. Após Sasko notar seu trabalho em um vídeo no YouTube, onde Varendi havia começado a recriar o prólogo de Witcher 1 no ambiente de Witcher 3 sem um conjunto de ferramentas de modding oficial, a vida de Varendi tomou um novo rumo. Após um processo de seleção bem-sucedido, ele foi trazido da Austrália para a Polônia, e hoje é um dos seniores no projeto Polaris, o novo jogo da série Witcher.

Esse foco em modders não apenas enriquece a equipe de desenvolvimento da CD Projekt, mas também demonstra um compromisso com a inovação e a comunidade de jogadores. Além disso, a inclusão de mods feitos por fãs na atualização de próxima geração de The Witcher 3 em 2022 reforça a posição do estúdio de valorizar e integrar o feedback e as criações dos jogadores em seus projetos.

A mensagem de Sasko é clara e inspiradora: a paixão pela modding não apenas pode ser um hobby, mas também o início de uma carreira promissora na indústria de jogos, provando que, no mundo do desenvolvimento de jogos, realmente tudo pode acontecer.

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