Call of Duty e SBMM: Polêmica Sobre Matchmaking Justo

Cena do jogo Call of Duty Modern Warfare 3

Se você quiser acender uma discussão acalorada sobre Call of Duty, basta mencionar essas quatro letras: S-B-M-M. O Skill-Based Matchmaking (SBMM) é o sistema invisível que combina jogadores com habilidades similares, garantindo que cada partida seja o mais justa possível.

Parece perfeito, mas muitos jogadores de Call of Duty discordam. Eles argumentam que é cansativo sempre ter que jogar no limite em um FPS que deveria ser casual. Preferem um sistema de matchmaking aleatório, que permitiria partidas onde às vezes você é muito melhor que os oponentes, e outras vezes é totalmente destruído. Curiosamente, o CoD alternativo gratuito XDefiant não usa SBMM.

Historicamente, a Activision evitava se envolver nessas discussões. Mas, no início deste ano, a empresa revelou como o matchmaking funciona em todos os jogos modernos de Call of Duty, explicando sua escolha pelo SBMM. Hoje, a empresa publicou o primeiro de uma série de documentos aprofundando-se no matchmaking.

O novo documento, intitulado “The Role of Skill In Matchmaking”, tem 25 páginas e é impressionante. Por um lado, é engraçado ver a Activision tratando o tema com tanta seriedade, enquanto muitos jogadores simplesmente vão continuar criticando o SBMM. Mas é também um documento detalhado, algo raro em estúdios de videogame.

Detalhes do Sistema de Matchmaking

Alguns detalhes já eram conhecidos. Em abril, descobrimos que o sistema de matchmaking do Call of Duty prioriza encontrar partidas rapidamente, ao invés de garantir um equilíbrio perfeito. O mais interessante é que a Activision fez um teste secreto para ver como seria o CoD com menos SBMM.

O experimento ocorreu no Modern Warfare 3 no início de 2024, reduzindo o “skill” em metade da população norte-americana do MW3. O resultado? Mais de 90% dos jogadores com SBMM reduzido jogaram menos Call of Duty após a mudança. Os jogadores de maior habilidade não foram tão afetados. O documento confirma que o matchmaking aleatório beneficia principalmente jogadores muito bons e prejudica jogadores de habilidade média.

Fatores que Influenciam Sua Avaliação de Habilidade

A Activision detalhou quais fatores afetam a avaliação de habilidade no final de uma partida:

  • Total de Mortes na Partida: Mede o desempenho do jogador em relação aos oponentes. No entanto, muitos jogadores podem ter o mesmo número de mortes, dificultando a atualização da habilidade.
  • Relação K/D (Kills/Deaths): Tem melhor cardinalidade e reflete tanto o objetivo principal quanto o secundário do jogo. No entanto, não considera mortes auto-infligidas, uma forma de baixar artificialmente a habilidade.
  • Kills / (Deaths por Inimigo): Garante que jogadores não possam baixar a habilidade simplesmente se matando. Contudo, um problema permanece: o valor é o mesmo para um jogador com 10 kills e uma morte, independentemente se jogou a partida completa ou entrou no último minuto.

Por Que Usar SBMM?

O principal motivo para usar SBMM é evitar partidas desequilibradas, que não são divertidas para os perdedores. Segundo a Activision, “Quando a habilidade é utilizada no matchmaking, 80-90% dos jogadores têm melhor desempenho no final da partida, jogam mais tempo e abandonam menos partidas.”

A Activision planeja publicar mais documentos sobre o tema no futuro. Enquanto isso, se você está interessado nos detalhes do matchmaking do Call of Duty, este é um dos relatos mais completos já divulgados. Vamos ver se a próxima publicação trará novos experimentos, talvez no Black Ops 6.

Leia Mais Sobre