Crise na Bungie: Criadora de Destiny corta 17% de sua força de trabalho

Marca da Bungie

A indústria de jogos eletrônicos foi mais uma vez abalada por uma onda de demissões em massa, desta vez atingindo a Bungie, renomada desenvolvedora responsável pela franquia Destiny. Em um anúncio que pegou muitos de surpresa, a empresa revelou que está cortando 220 postos de trabalho, o equivalente a aproximadamente 17% de sua força de trabalho total.

Pete Parsons, diretor administrativo da Bungie, publicou um comunicado intitulado “O Novo Caminho para a Bungie”, no qual detalha os motivos por trás dessa difícil decisão. Segundo Parsons, a empresa se viu forçada a fazer “mudanças substanciais em sua estrutura de custos” devido ao aumento nos custos de desenvolvimento, mudanças na indústria e condições econômicas adversas persistentes.

Esta reestruturação marca uma mudança significativa na estratégia da Bungie. A empresa planeja concentrar seus esforços exclusivamente no desenvolvimento de Destiny e no aguardado jogo de tiro Marathon. Essa decisão implica no abandono de vários projetos em incubação que a Bungie vinha desenvolvendo nos últimos anos.

A Bungie admite que sua rápida expansão em 2023 colidiu com uma desaceleração econômica generalizada e uma queda acentuada na indústria de jogos. Além disso, problemas de qualidade com Destiny 2: Lightfall e a necessidade de dar mais tempo para o desenvolvimento de The Final Shape e Marathon contribuíram para a atual situação financeira da empresa.

Um aspecto interessante deste anúncio é a menção à integração mais profunda com a Sony Interactive Entertainment (SIE). A Bungie afirma que cerca de 155 funções, aproximadamente 12% de sua força de trabalho, serão integradas à SIE nos próximos trimestres. Esta medida, segundo a empresa, permitiu salvar muitos talentos que, de outra forma, teriam sido afetados pelas demissões.

Além disso, um dos projetos de incubação da Bungie será transformado em um novo estúdio dentro da PlayStation Studios. Este novo empreendimento focará no desenvolvimento de um jogo de ação ambientado em um novo universo de ficção científica e fantasia.

Para os 220 funcionários afetados pelas demissões, a Bungie afirma estar oferecendo um “pacote de saída generoso”, incluindo indenização, bônus e cobertura de saúde. No entanto, essas medidas dificilmente aliviarão o impacto dessas demissões em um mercado de trabalho já saturado e instável.

Esta notícia é particularmente chocante considerando o sucesso recente da expansão Final Shape de Destiny 2, que foi amplamente elogiada como um exemplo do estúdio trabalhando em seu melhor momento. No entanto, mesmo esse sucesso não foi suficiente para evitar os cortes.

O cenário atual da indústria de jogos parece cada vez mais instável, com até mesmo estúdios historicamente bem-sucedidos lutando para manter sua força de trabalho. Desenvolvedores de jogos estão vivendo em um estado constante de incerteza, e infelizmente, não há sinais de que essa tendência vá diminuir no futuro próximo.

Esta onda de demissões na Bungie se soma a uma série de cortes que têm afetado a indústria nos últimos dois anos. A situação levanta questões sérias sobre a sustentabilidade do modelo atual de desenvolvimento de jogos de alto orçamento e sobre o futuro da indústria como um todo.

À medida que a Bungie se prepara para navegar por esse “novo caminho”, resta saber como essas mudanças afetarão a qualidade e o cronograma de seus projetos futuros, especialmente Destiny e Marathon. A comunidade de jogadores e a indústria como um todo estarão observando de perto os próximos passos da empresa neste momento crítico de sua história.

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