FSR 3.1 vs DLSS qual a melhor?

Cena comparando o FSR com DLSS

A busca pela melhor tecnologia de upscaling em jogos continua acirrada, com a AMD lançando sua mais recente iteração, o FSR 3.1, para competir com o já estabelecido DLSS da Nvidia. Uma análise aprofundada revela que, apesar dos avanços significativos da AMD, a Nvidia ainda mantém a liderança nesse campo crucial para a experiência de jogo moderna.

O FSR 3.1 da AMD traz melhorias notáveis em relação às versões anteriores, especialmente na estabilidade temporal e na redução de ghosting. No entanto, ao comparar diretamente com o DLSS 3.5 e 3.7 da Nvidia em jogos como Horizon Forbidden West e Ratchet & Clank: Rift Apart, ficam evidentes as vantagens persistentes da solução da Nvidia.

Em Horizon Forbidden West, ambas as tecnologias foram testadas em resolução 1440p com configurações de qualidade. Enquanto o FSR 3.1 mostrou melhorias na redução de rastros e artefatos em movimento, ainda apresentava mais borrões e granulosidade em comparação com o DLSS, especialmente em cenas com muitos detalhes em movimento, como insetos voadores e cachoeiras.

A diferença se torna ainda mais pronunciada em resoluções mais baixas e configurações de desempenho. Em 1080p, o DLSS manteve uma qualidade de imagem significativamente superior, preservando detalhes e reduzindo artefatos visuais de forma mais eficaz que o FSR 3.1.

Ratchet & Clank: Rift Apart, com seus personagens peludos e cenários repletos de detalhes, ofereceu outro campo de teste desafiador. Novamente, enquanto o FSR 3.1 mostrou melhorias em relação às versões anteriores, o DLSS 3.7 ainda se destacou na preservação de detalhes finos e na suavização de bordas, especialmente em cenas com fundos complexos.

Em termos de desempenho, o FSR 3.1 conseguiu em alguns casos igualar ou até superar ligeiramente o DLSS em framerates. No entanto, essa vantagem marginal de desempenho vem às custas de uma qualidade de imagem notavelmente inferior, especialmente em configurações de menor resolução e qualidade.

É importante notar que o FSR da AMD ainda tem a vantagem de ser uma solução agnóstica de hardware, funcionando em uma ampla gama de GPUs, incluindo as da Nvidia e Intel. Isso o torna uma opção valiosa para usuários que não possuem hardware Nvidia compatível com DLSS.

Para os usuários de GPUs AMD, o FSR 3.1 representa uma melhoria bem-vinda sobre as versões anteriores. No entanto, para aqueles com hardware Nvidia compatível, o DLSS continua sendo a escolha superior em termos de qualidade de imagem e, em muitos casos, também de desempenho.

A batalha das tecnologias de upscaling está longe de terminar. Enquanto a AMD continua a refinar sua abordagem baseada em computação, a Nvidia aproveita sua experiência em IA para manter a liderança. Esta competição acirrada beneficia os jogadores, impulsionando inovações contínuas que permitem experiências visuais mais ricas e desempenho aprimorado em uma ampla gama de hardware.

À medida que os jogos se tornam mais exigentes graficamente, a importância dessas tecnologias de upscaling só tende a crescer. Embora o DLSS da Nvidia mantenha a coroa por enquanto, a persistência da AMD em melhorar o FSR promete manter essa corrida tecnológica emocionante nos próximos anos, beneficiando toda a indústria de jogos e, principalmente, os jogadores.

Leia Mais Sobre