Paradox Enfrenta Dificuldades e Ajusta Estratégia

A Paradox Interactive não tem tido um bom momento ultimamente. Bloodlines 2 foi um pesadelo, a empresa cortou laços com Harebrained Schemes após o desempenho fraco de Lamplighters League, Cities: Skylines 2 foi lançado com diversos bugs, Millennia desapontou e a empresa cancelou completamente seu concorrente do Sims, Life by You, fechando o estúdio que o desenvolvia.

Não é surpreendente que o relatório trimestral da empresa, lançado hoje, traga notícias preocupantes. A boa notícia? A empresa ainda estava operando com lucro no segundo trimestre, de 1º de abril a 30 de junho deste ano. A má notícia? Foi por pouco, graças aos seus sucessos de sempre—CK3, Victoria 3 e Hearts of Iron 4—ao invés dos projetos mais arriscados dos últimos anos. Age of Wonders 4, da Triumph Studios, também se saiu bem para a Paradox.

O número principal é uma queda de 90% no lucro operacional, de 293 milhões de coroas suecas (27 milhões de dólares) no segundo trimestre de 2023 para apenas 37 milhões de coroas (3,4 milhões de dólares) em 2024. Isso se deve principalmente ao cancelamento de Life by You e à amortização dos custos de desenvolvimento, que atingiram a Paradox em cerca de 208 milhões de coroas (19,2 milhões de dólares). O lucro da Paradox para o trimestre, após impostos e outros “itens financeiros”, foi de 27 milhões de coroas (2,5 milhões de dólares), uma queda de 88,5% em relação ao segundo trimestre do ano passado.

Não sou um especialista em finanças, mas nada disso parece uma direção desejável para as finanças da empresa, e parece que o CEO da Paradox, Fredrik Wester, concorda. Em comentários que acompanham o relatório, Wester diz: “Terminamos o segundo trimestre do ano com sentimentos mistos”, o que parece uma maneira muito delicada de dizer isso. “Por um lado, nosso negócio principal teve um desempenho muito bom, mas, por outro lado, tomamos a difícil decisão de cancelar o lançamento de Life by You, pois o jogo não seria capaz de atender às nossas expectativas.”

Ajustando a Rota

Wester, que voltou para mais um período como CEO da Paradox em 2021, parece ver alguns, se não todos, os projetos mais arriscados dos últimos anos como equívocos. “É claro que tomamos as decisões erradas em vários projetos,” ele continua, “especialmente fora do nosso núcleo, e isso deve mudar.”

Tanto o relatório quanto Wester destacam os “jogos principais” da Paradox—seus populares títulos de grande estratégia—por continuarem a se sair bem, mesmo enquanto os jogos mais arriscados que publicou falham. Parece que veremos menos projetos como Life by You e mais como, talvez, Europa Universalis 5, que a empresa vê como uma aposta mais segura.

“Em 2021, fizemos grandes mudanças em como investimos em projetos mais arriscados, o que significa que não iniciamos novos projetos com a mesma combinação de alto risco e altos custos como Life by You,” escreve Wester, acrescentando mais tarde que “em meio à autocrítica merecida, vale a pena lembrar que temos uma base sólida, pois o alicerce do nosso negócio está indo bem.”

Ainda assim, isso não significa que a Paradox está prestes a se voltar completamente para dentro. Wester observa que Cities: Skylines 2 “ganhou impulso” após “mudanças abrangentes nos sistemas e muitas adições que os jogadores têm gostado.”

Em outras palavras, Wester dá a entender que a Paradox quer focar mais em seus pontos fortes e menos em grandes apostas após repetidos golpes de projetos fora de sua zona de conforto. Claro, Bloodlines 2 ainda não foi lançado e está muito fora do que a Paradox normalmente faz. Talvez eu não devesse ler demais nas entrelinhas, mas é difícil não ver os comentários de Wester como uma declaração de confiança no jogo. Como amante de Bloodlines 1, estou pronto para ser surpreendido.

“Apesar da grande frustração com nossos próprios erros,” diz Wester, “temos fé. O futuro da Paradox é brilhante, mas precisamos arregaçar as mangas e trabalhar duro para realizar todo o potencial.”