© 2026 Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Alerta para jogadores: certificados do Secure Boot expiram em junho — Microsoft já envia correção

Alerta para jogadores: certificados do Secure Boot expiram em junho — Microsoft já envia correção

A Microsoft detectou que os certificados usados pelo Secure Boot vão expirar em junho. Para evitar problemas, ela já começou a liberar uma atualização do Windows (KB5074109) que checa se o PC usa os certificados antigos de 2011 e instala as novas chaves de 2023 quando necessário. Muitos PCs fabricados desde 2024 já vêm com os certificados 2023, mas alguns modelos ainda dependem da entrega pelo Windows ou de atualizações de firmware dos fabricantes.

Isso interessa a jogadores porque vários sistemas anti‑cheat populares dependem do Secure Boot para validar firmware, drivers e carregadores de boot. Se o certificado expirou e não foi substituído, o Secure Boot pode não conseguir verificar módulos essenciais, o que pode impedir o funcionamento do anti‑cheat ou causar instabilidades no sistema e no jogo. Apesar das críticas que o software anti‑cheat já recebeu por causar problemas, muitos estúdios afirmam que o Secure Boot ajuda a reduzir trapaças.

Para conferir no seu PC, abra o PowerShell como administrador e execute: ([System.Text.Encoding]::ASCII.GetString((Get-SecureBootUEFI db).bytes) -match ‘Windows UEFI CA 2023’) Se aparecer True, seu PC já tem os certificados de 2023. Se aparecer False, o Windows Update deverá entregar a correção em breve e os fabricantes podem liberar firmware para garantir compatibilidade.

Na maioria dos casos não é preciso agir além de manter o Windows atualizado e ter o Secure Boot ativado. A Steam também tem uma opção rápida para mostrar se o Secure Boot está ativo. Fique atento às atualizações até junho para evitar qualquer problema com anti‑cheats nos seus jogos.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários