Compra da Warner Bros. pela Netflix também pode mudar o mundo dos jogos
A compra da Warner Bros. Discovery pela Netflix vale cerca de R$430 bilhões. O negócio reúne catálogos gigantescos e dá à Netflix o controle dos estúdios de cinema, televisão e de jogos da Warner, além de incluir a HBO e todo o Universo DC. A empresa afirma que a fusão vai oferecer mais opções ao público e fortalecer a indústria do entretenimento.
A única parte que fica de fora é a divisão Global Networks, que será desmembrada em uma empresa separada com conclusão prevista para o terceiro trimestre de 2026; depois disso a compra deve ser finalizada. A Netflix disse que pretende manter as operações atuais da Warner e seguir com lançamentos nos cinemas, mas a declaração gera dúvidas, já que o modelo do streaming historicamente prioriza estreias digitais.
A transação ainda depende de aprovação regulatória e enfrenta concorrência: a Paramount Skydance também participou da disputa e há relatos de que ela contestou o processo e avalia uma tentativa hostil. Fontes indicam que o caso pode envolver pressão política, o que pode complicar ou até bloquear o acordo. Para o mundo dos jogos, a mudança de dono pode trazer tanto mais investimento quanto maior concentração de poder sobre franquias e estúdios.
Se o acordo for fechado, podemos ver mudanças em como jogos baseados em propriedades da Warner são financiados, distribuídos e licenciados. Você acha que a compra pela Netflix vai beneficiar os jogos da Warner ou vai concentrar demais as franquias?