Divinity vai superar Baldur’s Gate 3? Larian promete escolhas, reatividade e consequências nunca vistas
No palco do The Game Awards 2025, o apresentador disse que Divinity será maior e mais ambicioso que Baldur’s Gate 3. Em entrevista após o evento, Swen Vincke explicou onde vai essa ambição: mais escolhas, reação mais profunda, consequências maiores e linhas de história totalmente interligadas.
Vincke afirma que o nível de agência será muito alto, tanto na narrativa quanto nos sistemas. Isso significa mais opções para o jogador, tanto em quantidade quanto em profundidade, e sequências de consequência mais longas e complexas. A ideia é que decisões, personagens e mecânicas se encaixem e gerem efeitos em cadeia.
Quem já jogou Baldur’s Gate 3 lembra como missões do Ato 3 se afetam, como o resgate do Trono de Ferro, as quests de Wyll e Karlach e a destruição da fábrica Gondiana. A ordem e o modo como você encara esses eventos podem ter impacto em outras histórias, às vezes até decisões dos atos anteriores. Larian quer levar esse tipo de entrelaçamento a outro nível.
O roteirista Adam Smith diz que o grande desafio é montar essa matriz de conexões sem que o jogador perceba a complexidade — a experiência tem de parecer natural. A equipe admite estar mais empolgada com este projeto do que em repetir um jogo antigo. Se conseguirem, teremos um RPG gigantesco, com escolhas que realmente importam.