Era ‘agora ou nunca’ para Metal Gear — descubra por que a Konami teve que agir!
A saída de Hideo Kojima da Konami deixou a relação entre criador e editora tensa. Por anos a Konami ficou parada com a série, mas voltou aos poucos: lançou a Master Collection Volume 1 com jogos clássicos e fez atualizações até a coleção ficar boa. Este ano saiu Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, um remake fiel que agradou muita gente e provou que a Konami ainda pode fazer um Metal Gear com cara de 2025.
Em entrevista, Yuji Korekado e Noriaki Okamura explicaram por que o retorno era urgente. Como muitos desenvolvedores originais já não estavam na equipe e a idade dos veteranos pesava, decidiram agir agora para não perder o conhecimento da série. Eles misturaram veteranos e talentos mais jovens para treinar a nova geração. No remake, buscaram respeitar as ideias originais e, ao mesmo tempo, adaptar partes difíceis de jogar, oferecendo controles no estilo original e uma opção mais moderna. Korekado contou ainda que se surpreendeu com a falta de experiência de alguns novos membros em combate corpo a corpo; no jogo original A Chefe ensina essas técnicas pelo Codec, e hoje nem todos ouvem as mensagens até o fim.
Sobre o futuro, a Konami diz que o próximo projeto ainda não foi decidido. Pode ser outro remake ou algo totalmente novo. A ideia é avaliar cada jogo da série e escolher a melhor abordagem para trazer cada título ao público atual, em vez de usar sempre a mesma fórmula. Eles também confirmaram que a Master Collection Volume 2 está em desenvolvimento. Mas há um caso complicado: Metal Gear Solid 4 foi feito com soluções técnicas muito específicas para o PS3, o que pode tornar o port muito difícil. E você, qual jogo da série gostaria que a Konami trouxesse de volta em um remake ou remaster?