Funcionários demitidos da Rockstar protestam contra alegada repressão sindical relacionada a GTA 6
A polêmica envolvendo a demissão de mais de 30 funcionários da Rockstar na semana passada continua gerando repercussão, com trabalhadores protestando do lado de fora dos escritórios contra o que o sindicato Independent Workers’ of Great Britain (IWGB) alega ter sido um ato “descarado” de repressão sindical. O canal do YouTube People Make Games conversou com alguns dos desenvolvedores e organizadores do IWGB sobre como eles estão lutando contra a desenvolvedora de Grand Theft Auto 6 e o que acontece a seguir.
O PMG originalmente pretendia ajudar a divulgar o sindicato de funcionários da Rockstar este mês, mas foi informado sobre a demissão repentina na mesma época em que o relatório inicial da Bloomberg foi publicado. Na ocasião, a Take-Two, empresa-mãe da Rockstar, disse que demitiu os trabalhadores por “má conduta grave”. Depois, em uma declaração à Bloomberg na semana passada, afirmou que os trabalhadores estavam “distribuindo e discutindo informações confidenciais em um fórum público” e que a demissão abrupta “não estava de forma alguma relacionada ao direito das pessoas de se sindicalizar ou se envolver em atividades sindicais”.
O IWGB afirma que esse “fórum público” era apenas um servidor privado do Discord onde os funcionários conversavam com organizadores trabalhistas e que a decisão da Rockstar foi “um dos atos mais flagrantes e impiedosos de repressão sindical na história da indústria de jogos”.
Desde a demissão, os ex-funcionários e membros do sindicato têm protestado do lado de fora dos escritórios da Rockstar North e da Take-Two em Edimburgo, segurando cartazes e gritando através de megafones.
“A energia, a empolgação, aquela centelha que tornava este lugar tão especial agora está despedaçada”, escreveu um funcionário atual da Rockstar em uma carta lida em voz alta por um organizador do IWGB identificado como Fred. “E sei que não sou o único que se sente assim agora. Sei que não estou sozinho. E é de partir o coração porque agora, quando deveríamos estar mais unidos e focados no projeto do que nunca, a maioria de nós está assustada, magoada e se sente incerta”.
Fred diz que o objetivo é que todos os trabalhadores sejam reintegrados com compensação para compensar a perda salarial que sofreram durante o período, e que a Rockstar seja responsabilizada “pela forma como essas demissões foram tratadas, essas demissões claramente injustas sem procedimento, sem evidências”.
O IWGB emitiu um recurso e está aguardando a resposta da Rockstar. “O que acontece a seguir depende da Rockstar”, disse ele. “Nunca vi algo assim, não apenas no setor de jogos, mas na organização sindical do Reino Unido nos últimos 20 anos. Este é o momento em que eles podem corrigir isso. São trabalhadores que só querem voltar ao trabalho para trabalhar no jogo que amam. Se eles não cumprirem, viram com o que têm que lidar. A força do sentimento público está contra eles nisso. E continuaremos a pressioná-los através de meios legais, através de manifestações, falando sobre o que esses trabalhadores vivenciaram”.
Nem a Rockstar nem a Take-Two fizeram comentários adicionais sobre a situação. A última notícia que veio deles foi que o GTA 6 será adiado de sua data de maio de 2026 para novembro de 2026. A Take-Two disse que o tempo extra é necessário para “terminar o jogo com o nível de polimento que você espera e merece”.
Fred diz ao PMG que acredita que o custo da demissão, incluindo os atrasos e qualquer dinheiro que a Rockstar possa acabar tendo que pagar, terá sido contabilizado, mas que ele está confiante de que as coisas não sairão como a gestão da Rockstar espera.
“O que eles nunca terão contabilizado, e algo que nunca vi a gestão contabilizar, são os laços que as pessoas sentem em seu trabalho, sua disposição de se levantar umas pelas outras e lutar, a força que há em um coletivo de pessoas dispostas a se colocar em risco, dispostas a colocar suas vozes na mistura para apoiá-los”, diz ele. “E eles não contabilizam isso porque não entendem. Eles nunca viram isso. Não vimos isso na indústria de jogos. Eles nunca viram isso em suas salas de reuniões, e estão prestes a descobrir o que isso significa”.