Inacreditável: Dwarf Fortress conserta anões pelados e mães que buscavam ‘bebês fantasmas’
Dwarf Fortress começou o ano com um bug estranho: um comunicado da atualização disse que “mães não procuram mais bebês fantasmas” e logo surgiram relatos de anões aparecendo sem roupas nas telas do jogo. O jogo é famoso por ser extremamente detalhado, então até roupas e sua qualidade fazem parte da simulação.
O problema dos anões nus era visual: eles apareciam sem roupas na lista de unidades e na lista de cidadãos, mas, dentro da fortaleza, continuavam a agir como se estivessem vestidos. Uma correção rápida liberada pouco depois resolveu esse erro e também corrigiu um caso em que um filhote feminino estava invisível.
Outro bug mais sério fazia com que mães procurassem por bebês já mortos, incluindo versões “fantasmas”, e segurassem esses corpos até os 12 meses. Isso fazia as mães largarem outras tarefas essenciais, como beber água, e às vezes acabavam morrendo. A atualização 53.09 corrigiu esse comportamento e a 53.10 tratou do problema de visualização das roupas.
Esse tipo de surpresa não é novidade em Dwarf Fortress. A simulação é tão complexa que erros bizarros aparecem com frequência, como gatos mortos adotando anões ou criaturas acusando bebês. Para quem gosta do caos e da narrativa emergente, isso faz parte do charme; para quem administra uma fortaleza, é mais um problema para consertar.