Microsoft quer que Windows seja o melhor lugar para jogar — conheça as novidades que podem mudar tudo
A Microsoft publicou um texto onde diz que quer fazer do Windows o melhor lugar para jogar. As melhorias entregues em 2025 se dividem em três frentes: inovações para handhelds, Windows com ARM e avanços no DirectX. A empresa lista várias mudanças técnicas e planos para o futuro, mas o movimento esbarra na concorrência do SteamOS e em problemas antigos do próprio Windows.
Na frente dos handhelds, há o Full Screen Experience (FSE) para dar uma sensação mais ‘console-like’ e reduzir tarefas rodando ao fundo para melhorar os FPS. Também chegou o Advanced Shader Delivery (ASD), que instala shaders precompilados e reduz gargalos na primeira execução: a Microsoft aponta queda de mais de 80% no tempo de carregamento em Avowed e mais de 95% em Call of Duty: Black Ops 7. No lado do ARM, o app Xbox permite baixar e jogar localmente vários títulos — recurso ainda em testes para Insiders — e a camada de emulação Prism passou a suportar AVX/AVX2. O Easy Anti-Cheat foi adaptado para Arm, liberando títulos como Fortnite.
O DirectX recebeu novos recursos de ray tracing, como Opacity Micromaps e Shader Execution Reordering, que podem aumentar desempenho em até 2,3x. A Microsoft também mostrou como a renderização neural pode entrar no pipeline gráfico. Outra aposta é o Auto Super Resolution, o upscaler de IA do sistema operacional, que terá preview público em 2026 em dispositivos com Ryzen AI NPU. Tudo isso soa promissor, mas resta ver se essas melhorias enfrentam bem o avanço do SteamOS e os problemas mais amplos do Windows, como uma interface irregular e atualizações intrusivas.