OLED vai queimar sua tela? O risco real para gamers com WOLED e QD-OLED
OLED burn-in é real, mas provavelmente não é um problema grave para a maioria dos jogadores. Testes com painéis WOLED e QD-OLED mostram que imagens fixas podem causar retenção permanente com uso extremo, mas fabricantes e modelos modernos têm medidas que reduzem muito o risco. Recursos como pixel-shift, limites de brilho, temporizadores de desligamento e modos de descanso ajudam a proteger a tela.
Para quem joga, o maior risco vem de HUDs e elementos estáticos que ficam horas no mesmo lugar. Jogadores que mantêm o mesmo jogo com HUDs fixos e alta luminosidade por muitos dias são os que mais precisam se preocupar. Alternativas simples reduzem o risco: variar o conteúdo, diminuir brilho, ativar proteção de tela e usar modos automáticos.
No balanço geral, WOLED e QD-OLED ainda oferecem qualidade de imagem superior e a chance de burn-in não deve ser motivo para evitar esses painéis, desde que você tome cuidados básicos. Se você roda jogos longos com HUDs estáticos, avalie comportamentos e ajuste configurações para aumentar a vida útil da tela.