Revelado ‘Juliet’: remake completo de KOTOR 2 existiu e mod quase chegou ao Switch
Documentos do processo mostram que a Lucasfilm e a Aspyr discutiram um remake completo de Star Wars: Knights of the Old Republic II – The Sith Lords, com codinome ‘Juliet’. A proposta era refazer o jogo para máquinas modernas, mantendo a história e os personagens, mas atualizando arte e mecânicas. Parte do objetivo era integrar conteúdo que antes ficou cortado e que a comunidade restaurou via mod.
O vice-presidente da Lucasfilm Games declarou em depoimento que o plano era recriar o conteúdo do mod dentro do remake. Ao mesmo tempo, a empresa decidiu começar pelo remake do primeiro KOTOR, que já passou por mudanças de estúdio e teve desenvolvimento turbulento. Isso deixou o projeto de KOTOR 2 em um plano mais distante, mesmo sendo visto como algo que faria sentido.
Os arquivos também mostram as tentativas da Aspyr de levar a restauração oficial aos consoles. Houve propostas para distribuir o conteúdo por uma plataforma de mods, e até um plano para que os autores do mod assinassem documentos autorizando a inclusão como DLC. Tudo encontrou obstáculos: objeções legais da Lucasfilm/Disney, problemas financeiros para recriar o mod internamente e dificuldades para contatar alguns colaboradores. Um detalhe curioso nos papéis foi a preocupação do jurídico com um dos créditos usando o pseudônimo ‘Garfield’.
No fim, os esforços não deram certo por enquanto. Ainda assim, a existência do projeto ‘Juliet’ mostra que um remake completo de KOTOR 2 já foi pensado e pode voltar a ser considerado — algo que muitos fãs esperam, para ver o jogo com sua visão completa e livre das falhas da versão original.