Ron Gilbert não quer mais aventuras 2D — Será que vem um Monkey Island em 3D por aí?
Ron Gilbert, criador de Monkey Island, disse em entrevista que não tem interesse em fazer outro jogo de aventura 2D no estilo clássico. Ele comparou esse formato a filmes mudos em preto e branco e afirmou que hoje pareceria datado. Gilbert reconhece que alguns jovens ainda gostam desse estilo, mas acha improvável que ele sobreviva ao tempo.
Mesmo assim, o estúdio dele, o Terrible Toybox, trouxe a série de volta recentemente em 2D, com jogos como Thimbleweed Park e Return to Monkey Island. Mas Gilbert prefere explorar ideias novas. Ele citou a Simogo e o jogo Lorelei and the Laser Eyes como exemplo do futuro para aventuras. Para ele, um jogo novo de Monkey Island seria mais próximo disso: um mundo 3D de verdade, não um point-and-click em 2D. Os direitos de Monkey Island pertencem à Disney, então isso mudaria o cenário.
Gilbert também acha interessante o desafio de criar quebra-cabeças em 3D. Isso é algo que o anima e que ele quer investigar. 2025 teve vários jogos no estilo clássico, como Old Skies, Loco Motive e The Drifter. Esses títulos mostram que ainda existe público para aventuras antigas, mas nem todos são grandes sucessos comerciais.
Atualmente o projeto mais recente dele é o jogo 2D Death by Scrolling, e ele cancelou um RPG inspirado em Zelda por falta de financiamento adequado. A ideia de trazer Monkey Island para o 3D levanta questões de design e de direitos, mas também parece empolgar Gilbert. E você, gostaria de ver Monkey Island em 3D ou prefere os clássicos 2D?