Steam Controller 2025: trackpads ganham peso
Entre os três anúncios de hardware da Valve, o Steam Controller é o menos empolgante. Parece muito com o Steam Controller original, que não empolgou e, além disso, é um gamepad. Existem muitos gamepads no mercado, e muitos são melhores que os da Microsoft ou da Sony. Temos 1000 Hz de polling, trackpads sensíveis e botões traseiros quase obrigatórios. Às vezes aparecem telas e, se der sorte, RGB. Parece demais?
Com o Steam Deck, os trackpads viraram parte da prática de jogar fora de um monitor. O texto sustenta que trackpads grandes ajudam a tornar jogáveis muitos títulos de PC onde mouse e teclado não são tão práticos. Esses trackpads abrem espaço para experiências diferentes, não só em shooters de precisão, mas em aventuras antigas que normalmente exigem teclado. Pillars of Eternity, Sanitarium, Harvester, Gabriel Knight e Realms of Arcadia aparecem como exemplos de como navegar sem mouse pode funcionar com o tempo. Em várias situações, usar trackpads se tornou parte da memória muscular do jogador em campo portátil.
A Valve mostra que o Steam Deck pode ser o veículo para uma mudança de input: não é necessariamente trocar tudo de uma vez, mas abrir caminhos para jogos diferentes, misturando a precisão do mouse com o toque dos trackpads. Você toparia testar trackpads no seu setup de PC ou no próximo Steam Deck?