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Arc Raiders e IA: existe meio-termo?

Uma conversa sobre IA reacendeu o debate no mundo dos jogos. Em entrevista, o CEO da Arrowhead, Shams Jorjani, discutiu a IA no desenvolvimento de jogos e como isso se conecta com o Helldivers 2.

Ele diz que o Helldivers 2 não usa IA generativa nem aprendizado de máquina, e que o foco é evitar extremos no debate.

Há menções à Square Enix sobre a automação de parte do QA, com números na casa de 70%.

Jorjani compara IA com middleware tradicional que automatiza carregamento de ativos, sem provocar a mesma reação massiva.

Sobre Arc Raiders, ele vê o uso de IA para gerar vozes de invasores para quem não quer falar no chat próximo, enquanto as críticas se concentram nas vozes geradas para NPCs.

O debate fica turvo porque IA significa coisas diferentes para cada pessoa. IA pode significar arte gerada, upscaling ou automação de tarefas — usos que já existiam antes, especialmente entre mods e desenvolvedores.

Mesmo quem não confia em IA reconhece que há espaço para eficiência, desde que os criadores sejam justamente pagos pelo trabalho.

No fim, parece que o progresso é progresso; o desafio é encontrar um equilíbrio que beneficie os jogadores e os profissionais. Você acha que existe meio-termo viável entre IA e respeito aos criadores?

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