Criado em 4 meses, Peak virou febre em 2025 e deixou os criadores em choque
Peak foi uma das surpresas de 2025. É um jogo cooperativo de escalada criado em apenas quatro meses pelos estúdios Aggro Crab e Landfall. Em pouco tempo ele virou febre nas transmissões ao vivo e entre grupos de amigos que adoram partidas desajeitadas. O foco é a diversão, não o realismo.
Os desenvolvedores não esperavam essa reação. O chefe do estúdio comentou em entrevista que, na hora do lançamento, a equipe já pensava em tirar férias, mas a demanda mudou os planos. Eles rapidamente priorizararam correções, adicionaram itens e mapas novos. Seis meses depois, o jogo segue muito ativo e chegou a receber um show dentro do próprio jogo com o rapper bbno$.
O charme de Peak vem do jeitão de ‘game jam’: modelos bamba, física instável e quedas que geram risadas. Esses elementos ajudam o boca a boca e mantêm a comunidade interessada. Também surgiu um rótulo para esse tipo de jogo, ‘friendslop’, que divide opiniões. O estúdio diz que quer completar tudo o que os empolga e, depois disso, seguir para um novo projeto.
Mesmo com atualizações contínuas, os desenvolvedores preservaram a identidade simples do jogo. Isso foi essencial para que o público continuasse se divertindo. Para muitos grupos, Peak virou sinônimo de noite entre amigos e de momentos hilários. A equipe pretende encerrar a fase de atualizações quando concluir as ideias que mais os animam e, depois, seguir adiante.