© 2026 Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Intel Core Ultra Series 3: iGPU até 77% mais rápida — os chips que podem liberar notebooks gamers finos

Intel Core Ultra Series 3: iGPU até 77% mais rápida — os chips que podem liberar notebooks gamers finos

A Intel apresentou na CES sua família Core Ultra Series 3, baseada na arquitetura Panther Lake, e afirma que os modelos topo de linha trazem até 77% de ganho em gráficos integrados em relação à geração anterior, Lunar Lake. A linha traz iGPUs com suporte a ray tracing e promete melhorias no driver gráfico, o que pode tornar notebooks finos e handhelds capazes de rodar jogos modernos sem placa dedicada.

O principal é a iGPU Intel Arc B390, baseada nos núcleos Xe3. O Core Ultra X9 388H tem 16 núcleos totais, iGPU com 12 núcleos Xe3, turbo de até 5,1 GHz e 50 TOPS no NPU. Há variantes X7 que também usam a B390 e uma Core Ultra 5 338H com a Arc B370, de 10 núcleos Xe3. Modelos menores usam a Intel Graphics com 4 ou 2 núcleos Xe. As CPUs usam o processo 18A em tiles e chegam a suportar LP5/X até 9600 MT/s, 96–128 GB de memória, 25 W de base e turbo na casa de 55–80 W, dependendo do modelo.

Se as promessas se confirmarem em testes independentes, a geração pode mudar o mercado de laptops gamers finos e handhelds, entregando boa jogabilidade sem GPU dedicada. A experiência final vai depender de drivers, ajustes dos fabricantes e configurações de potência dos aparelhos. Ainda não há dados de preços ou disponibilidade para o Brasil; teremos que esperar testes e anúncios dos parceiros.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários