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Cena de Call of Duty: Black Ops 7
Call of Duty

Call of Duty: Black Ops 7 é uma grande homenagem a Black Ops 2, e isso aparece no arsenal multiplayer. A Carbon 57 é uma versão avançada da clássica PDW-57 de Black Ops 2 e continua tão satisfatória de usar mesmo depois de mais de uma década.

A Carbon 57 tem um carregador enorme, alcance e recuo respeitáveis, ficando mais próxima de um fuzil de assalto do que das outras SMGs do jogo. O dano é um pouco menor que o de algumas armas da mesma classe, mas o melhor loadout ainda destrói inimigos de perto.

Melhor build da Carbon 57:

  • Optic: EAM Micro Dot
  • Barrel: 11″ Greaves Repose Barrel
  • Muzzle: K&S Compensator
  • Underbarrel: Sapper Guard Handstop
  • Laser: EMT3 Agile Laser
  • Stock: Hammer Platoon Pad
  • Rear Grip: Dulcet Control Grip
  • Fire Mods: Accelerated Recoil System

Use o código S05-DJPLK-6KAB5-1 para importar o loadout. Abra o menu de loadouts, selecione a Carbon 57 e importe o código pelo ícone de arma.

Esta build melhora o manejo e a precisão da Carbon 57, deixando-a uma das SMGs mais versáteis do jogo. O 11″ Greaves Repose Barrel aumenta o alcance efetivo e a velocidade do projétil, facilitando acertar alvos mais distantes. O EMT3 Agile Laser também dá um grande aumento no alcance de dano e na estabilização do recuo, mas mostra um laser visível ao mirar.

O K&S Compensator reduz o recuo vertical e mantém sua mira mais estável durante tiroteios. O Dulcet Control Grip cuida do recuo horizontal e adiciona estabilização extra, tornando o padrão de recuo mais fácil de dominar. O Sapper Guard aumenta a velocidade de movimento e dá um pequeno bônus no controle do recuo horizontal.

O Hammer Platoon Pad aumenta sua velocidade ao mirar andando, o que ajuda a strafear contornos e a prefirear inimigos aproveitando o grande pente da Carbon 57. O Accelerated Recoil System fecha a build com ainda mais controle de recuo. Se você quiser mais foco em combate próximo, troque por Enhanced Cycle System para aumentar a cadência, mas espere mais recuo.

Montagem de classe recomendada:

  • Wildcard: Gunfighter
  • Field Upgrade: Assault Pack
  • Tactical: Stun Grenade
  • Lethal: Combat Axe
  • Perk 1: Ghost
  • Perk 2: Fast Hands
  • Perk 3: Dexterity

Gunfighter é necessário para usar todos os anexos. O Assault Pack ajuda a manter suas munições. Stun Grenades permitem finalizar inimigos em esquinas, e o Combat Axe salva quando você for pego recarregando. Ghost esconde você de UAVs e outros pulsos de reconhecimento; Lightweight ou Ninja também funcionam. Fast Hands reduz o tempo de recarga do grande pente, e Dexterity ajuda no controle ao pular e deslizar.

Borar testar este loadout nas suas partidas?

Cairn

Cairn finalmente ganhou data de lançamento: 29 de janeiro de 2026. A novidade foi anunciada no PC Gaming Show: Most Wanted e veio com um trailer de gameplay estendido. No vídeo, acompanhamos Aava iniciar a subida do Monte Kami, acompanhada por um robô de personalidade alegre, em cenas que misturam risco e tensão.

O trailer mostra momentos de escalada de tirar o fôlego, com acampamentos presos às falésias, cumes cobertos de névoa e ruínas enfeitadas com runas. Há muitas tomadas panorâmicas que valorizam as vistas. A trilha sonora alterna entre trechos leves e batidas que aumentam a sensação de perigo enquanto a personagem avança.

O jogo chegou a ser previsto para novembro, mas o estúdio optou por adiar para ganhar tempo com os playtests e melhorar o resultado final. Depois de cinco anos de desenvolvimento, preferiram não apressar o lançamento e trabalhar mais nos ajustes. A mudança busca entregar uma experiência mais polida ao jogador.

O demo já está disponível para quem quiser experimentar, e é possível adicionar Cairn à lista de desejos na Steam para receber atualizações. A espera não deve ser longa para quem curte desafios verticais ou tem medo de altura. Você vai testar o demo e colocar Cairn na sua lista de desejos?

Ex Sanguis

O novo trailer de Ex Sanguis mergulha de vez na violência e no horror gótico. O jogo é um RPG tático por turnos criado pelo Lightbulb Crew, os mesmos de Othercide. Com chegada marcada para acesso antecipado, o vídeo foca em batalhas brutais e em uma atmosfera sombria que define o tom do jogo.

No trailer, guerreiras demoníacas provocam hemorragias, amaldiçoam inimigos para torná-los vulneráveis e seguem com ataques que cobrem o campo de batalha de sangue. As animações e os efeitos deixam claro que o combate será sangrento e exigirá tática. Há ainda elementos roguelite: mesmo na derrota, o jogador avança de alguma forma, o que mantém cada tentativa importante. O design de personagens é distinto e os visuais reforçam a estética profana do mundo de Stasia.

Para quem curte protagonistas femininas fortes, o tom lembra a série Claymore, com ação intensa e força bruta. O trailer sugere que Ex Sanguis pode oferecer a catarse que muitos buscam em jogos roguelite, entre tentativas e mortes repetidas. Se a proposta chamou sua atenção, adicione Ex Sanguis à sua lista de desejos no Steam para acompanhar novidades e o acesso antecipado. Você vai adicionar Ex Sanguis à sua lista de desejos no Steam?

Cena de Stray
Stray

A iam8bit entrou com um processo contra a Skybound Game Studios, alegando fraude e quebra de contrato na parceria que envolvia edições físicas do jogo Stray. O caso cita falhas na prestação de contas e o uso de informações internas que teriam prejudicado a participação da iam8bit em lançamentos posteriores. A disputa gira em torno da distribuição de cópias físicas e de materiais promocionais do jogo.

O processo afirma que a Skybound não entregou relatórios mensais combinados e teria inflado despesas com itens falsos. A iam8bit diz que a Skybound usou detalhes confidenciais sobre a divisão de royalties com a Annapurna para excluí-la de um acordo de distribuição da edição física para Nintendo Switch. Além disso, a iam8bit alega que a Skybound aproveitou material de marketing criado por ela para promover essa nova edição sem repassar receitas. O pedido de indenização no processo é de aproximadamente R$ 21 milhões.

Na prática, a iam8bit é conhecida por edições de colecionador e produtos físicos, enquanto a Skybound Game Studios é filial da Skybound Entertainment, presidida por Robert Kirkman. A desenvolvedora do jogo, a BlueTwelve, e a publicadora, a Annapurna, aparecem mais ao fundo na disputa. Resta ver como isso pode afetar futuros lançamentos físicos e parcerias entre estúdios e empresas de merchandising. Você acha que isso pode mudar a forma como edições físicas são negociadas?

Cena de Animalkind
Animalkind

A Uncommon Games mostrou um novo trailer de Animalkind durante o PC Gaming Show: Most Wanted. O vídeo de um minuto mostra o tom do jogo: fofo, leve e sem combate. Em vez de lutar, você vai reconstruir um mundo e cuidar dos moradores. O trailer mostra construção, mechs e interações sociais.

Você joga como várias criaturinhas — corgi, gato ou até um guaxinim rosa. A meta é restaurar o F.L.O.O.F. (Código da Vida Funcional dos Amigos Felpudos). Para conseguir isso, é preciso polegares, então você pilota um mech gigante que facilita o trabalho. O jogo tem foco em cooperação entre jogadores.

Você vai explorar a natureza, descobrir segredos antigos e aceitar missões dos habitantes. Cada morador tem objetivos e personalidade próprios. Dá até para carregar outros bichinhos nas costas. Também é possível decorar interiores e terraformar o terreno do jeito que quiser. A equipe de desenvolvimento pensou em modos para evitar que os jogadores criem buracos ou danifiquem o visual.

Animalkind chega em acesso antecipado na primavera de 2026. O playtest já pode ser solicitado na página do jogo na Steam e o título está disponível para adicionar à wishlist para receber novidades. O tom do jogo é relaxante e criativo, ideal para quem prefere construir a lutar. Vai adicionar à sua wishlist?

Skarven

O criador do curta Backwater Gospel, o animador Bo Mathorne, revelou Skarven, um FPS crocante e lo-fi feito com inspiração em shooters narrativos do fim dos anos 90 e início dos 2000, como Half-Life. O projeto é em parceria com o desenvolvedor Thomas Mygind.

O primeiro trailer aposta no clima mais que na ação. O jogador se aproxima de uma casa isolada com um moinho industrial ao fundo. Uma âncora de TV em dinamarquês solta pistas de história: aumento da idade de aposentadoria e automação do trabalho após uma queda na taxa de natalidade. Há uma pistola grossa no chão, a TV falha e surge um inimigo estranho que lembra os chefes clássicos de Half-Life.

A direção de arte é forte: melancolia do norte europeu, ficção científica e história alternativa, com visual que mistura o estilo de Mathorne e um feeling de PS2 — rugoso, mas proposital. Lembra a abordagem da Nightdive no remake de System Shock, com ativos modernos e texturas deliberadamente ruidosas.

No momento não há demo ou janela de lançamento, mas já é possível adicionar o jogo à wishlist na Steam. Se você não conhece Backwater Gospel, vale ver o curta: é sombrio, estilizado e com toques grotescos que combinam com o tom do novo jogo. Você vai assistir ao trailer agora?

Grand Theft Auto V

Um modder chamado FV Mods lançou uma trilogia de mapas gigantes para GTA 5 que amplia San Andreas com novas áreas bem distintas. O criador explica na página do projeto que quis expandir o mundo de maneiras que a Rockstar não vai, e o resultado é um conjunto de adições curiosas e bem feitas.

O primeiro mod, Oldburries, traz uma região rural que lembra o interior do Canadá, com fazendas, bosques de pinheiros e uma cidade pequena que parece ter sido perdida no mapa. Largo Hillio é uma ilha que mistura parque natural e circuito de corrida, ligada ao mapa por uma grande ponte de suspensão. O European Freeway Project adiciona uma autoestrada de oito faixas que corta o mapa como uma via continental.

O mais legal é que dá para carregar os três mapas ao mesmo tempo e voar entre eles, transformando GTA 5 num improvisado simulador de voo: você pode pousar um avião roubado numa cidade canadense ou cruzar a ponte até a ilha para uma corrida. É um trabalho solo e muito empenhado: o modder foi cercando San Andreas com novas terras até o mapa ficar quase como um folheto de viagens confuso. Para quem sente falta de novidades, é uma opção divertida antes de qualquer lançamento oficial.

Qual desses lugares você quer visitar primeiro?

Cena de Descenders Next
Descenders

Descenders Next chegou prometendo transferir a adrenalina do downhill do primeiro jogo para snowboard e mountain-board. A proposta empolgou quem jogou as primeiras versões e recebeu elogios por manter o que funcionava e por criar uma atmosfera mais envolvente.

Mas o suporte ao jogo demorou a aparecer. O Ragesquid publicou um comunicado pedindo desculpas e explicou que o desenvolvimento paralelo para consoles e problemas no multiplayer atrapalharam o ritmo. A equipe também disse que está trabalhando para recuperar a sensação e o fluxo do jogo original, para que a experiência dê vontade de fazer só mais uma corrida.

Para tentar mudar isso, o estúdio lançou uma atualização focada no multiplayer que traz três modos clássicos do primeiro jogo: corrida, um modo de exploração em que se segue um líder e o modo livre dos parques. Foram incluídos lobbies personalizados e um sistema de desbloqueio de equipamentos parecido com o original. O estúdio prometeu ainda um modo carreira e um novo mapa para 2026. Enquanto isso, o primeiro jogo recebeu uma grande atualização com novos mapas e modos, e ambos estão em promoção por tempo limitado.

Dados públicos indicam que o pico de jogadores do Next ficou bem menor do que o do primeiro jogo, e a média diária também é baixa. Isso sugere que o estúdio precisa melhorar a experiência para manter mais pessoas jogando. Você vai voltar a jogar Descenders Next com o multiplayer novo, ou prefere o primeiro Descenders?

Cena de Guild Wars
Guild Wars

Guild Wars ainda é único. Lançado antes do padrão moderno de MMORPG, ele misturava ação cooperativa, hubs compartilhados e construção de classes. O jogo se destacou pelo sistema de duplas de classes e montagem de decks, além de uma narrativa guiada por cenas. O relançamento, Guild Wars Reforged, chegou recentemente como atualização gratuita para quem já tem o jogo e como uma opção acessível para novos jogadores.

O relançamento trouxe um salto na população. Dados de um site de estatísticas de jogadores mostram que o pico simultâneo no Steam passou de 5.000. Pode não parecer muito para jogos modernos, mas o título vinha há anos com uma média bem menor. Como o game só chegou ao Steam mais tarde, muita gente ainda usa o cliente independente da ArenaNet, então o número total de jogadores ativos pode ser maior.

A ArenaNet publicou nas redes sociais que a demanda ultrapassou as previsões, causando downloads mais longos para alguns jogadores, e que está adicionando servidores e buscando opções para resolver o problema antes do fim de semana. Pelo tom, não parece algo que quebre a experiência de jogo. A remasterização não mudou tanto a essência do título, mas é animador ver veteranos e novatos revivendo Ascalon antes do Searing. Muitos veteranos voltaram aos primeiros mapas só para ver a movimentação. Você vai voltar a jogar Guild Wars ou dar uma olhada no relançamento?

Cena de Arc Raiders
Arc Raiders

A Embark Studios anunciou o Expedition, um recurso que deixa você resetar seu progresso e criar um novo personagem com recompensas especiais. A janela para optar pelo Expedition ficará aberta de 17 a 22 de dezembro. Ao confirmar a participação, você recebe permanentemente uma nova roupa e um boné, um ícone indicador e mais 12 espaços no cofre. Além disso, há bônus temporários que aumentam eficiência em reparos, ganho de XP e a quantidade de materiais obtida com o Scrappy.

Também haverá pontos de habilidade extras no novo personagem, calculados a partir do valor acumulado no seu cofre e nas suas moedas até o encerramento da janela. A quantidade é proporcional ao que você juntou, então quem quiser tirar o máximo proveito precisa planejar e acumular recursos antes do prazo.

É uma abordagem menos punitiva que os wipes de jogos mais brutais. Aqui, prestigiar é opcional: jogadores que não fizerem o reset podem começar uma temporada com vantagem mecânica, enquanto os que gostam do desafio podem recomeçar para colecionar bônus, espaço extra e cosméticos ao longo das temporadas. Nas conversas da comunidade, alguns acham as recompensas pequenas, mas outros lembram que se trata de um sistema voluntário e cumulativo.

Para participar é preciso ter alcançado o nível 20 antes da janela. Você vai prestigiar seu personagem ou prefere manter seu progresso atual?

Cena de Rust
Rust

A Facepunch adiou a grande atualização naval de Rust para 5 de fevereiro de 2026. 2025 foi um ano movimentado para o jogo, com modos e biomas novos e mudanças na progressão que mudaram a forma de jogar. A ideia da atualização naval era levar as batalhas para o mar, permitindo construir navios e trocar tiros de canhão em combates navais. Esse conjunto de mudanças toca muitos sistemas antigos do jogo e cresceu demais durante o desenvolvimento.

Em um post no blog, o COO da Facepunch, Alistair McFarlane, explicou que a equipe percebeu que havia assumido trabalho demais. Eles chegaram perto de lançar, mas ficaram inseguros sobre a qualidade e o impacto no desempenho. A preocupação principal foi não querer reduzir muito a população dos servidores ou passar as festas corrigindo problemas. Por isso preferiram adiar para não arriscar a estabilidade do jogo.

Nem tudo foi perdido: a Facepunch vai liberar parte das novidades em uma atualização de Natal no dia 18 de dezembro. Em janeiro haverá uma atualização menor com mudanças leves e uma visão do plano para 2026. O objetivo é entregar o sistema naval apenas quando estiver polido, em vez de lançar algo que precise de correções urgentes. O novo prazo oficial é 5 de fevereiro de 2026.

Essa escolha mostra que a equipe prefere estabilidade à pressa. Você vai esperar até fevereiro ou vai aproveitar as novidades que chegam ainda em dezembro?