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Prologue: Go Wayback! entrou em acesso antecipado no final do mês passado e já recebeu mudanças importantes. No modo inicial, você é largado num mapa gerado proceduralmente, precisa lidar com o clima, achar comida e água e, por fim, encontrar o farol para escapar. Pequenas variações de spawn, como surgir no meio de um lago, podem transformar a partida numa luta pela sobrevivência.
O modo principal foi pensado para ser difícil. Há também uma opção de sobrevivência com objetivo ainda mais duro: sem cabanas, apenas você contra o tempo, o frio e a busca por recursos. Isso exige planejar cada passo e aceitar riscos para conseguir chegar ao farol.
Com o feedback da comunidade, o estúdio PlayerUnknown Productions adicionou um modo livre. Nesse modo, você pode salvar, voltar mais tarde e manter o mesmo mapa para cuidar da sua base com calma. Há opções que desligam barras de vida e outras mecânicas, permitindo só explorar as paisagens sem pressão. Para quem prefere ver cenários bonitos e experimentar o mapa, é uma mudança bem-vinda.
Brendan Greene diz em entrevista que quer construir o jogo com a comunidade e usar o acesso antecipado como espaço de desenvolvimento, sem pressa para lançar tudo. A equipe, com gente vinda de grandes estruturas, tem aproveitado o contato direto com os jogadores. Quer tentar o desafio até o farol ou prefere passear no modo livre e curtir as vistas?
Um canal independente publicou resultados de burn-in em um monitor OLED após 21 meses de uso intenso. O aparelho testado foi o modelo MPG321URX, da MSI, um 32” 4K com painel QD-OLED fornecido pela Samsung. O experimento foi feito como pior caso: oito horas por dia com muito conteúdo estático, cerca de 60 horas por semana, somando mais de 5.000 horas. O uso foi feito no Windows em modo claro, com a barra de tarefas escura. O ciclo de compensação da MSI foi rodado só no fim do dia, e não a cada quatro horas, para simular uso sem cuidados extras.
Os resultados mostram pouca degradação após 21 meses. A maior parte do burn-in surgiu nos primeiros seis meses; depois, o avanço ficou bem mais lento. O problema aparece principalmente em cinza uniforme, com uma linha divisória no centro por causa do uso com duas janelas, e uma leve sombra na área da barra de tarefas. Isso quase não aparece durante jogos ou vídeos. Entre os três subpixels, o verde foi o mais afetado. O balanço de cor mudou no primeiro ano e estabilizou depois. O brilho full-screen caiu de 243 para 238 nits, perda de cerca de 2%, dificilmente perceptível.
Conclusão: mesmo em uso extremo, um painel QD-OLED pode durar pelo menos três anos antes do burn-in virar um problema. Com uso misto ou menos horas diárias esse período tende a aumentar. Um aviso: esse teste usou o painel QD-OLED da Samsung; painéis WOLED de outras fabricantes podem ter comportamento diferente. E você, trocaria seu monitor por um OLED depois de ler isso?
Brendan Greene, o criador por trás de Prologue: Go Wayback!, explicou em entrevista por que animais não devem chegar tão cedo ao jogo. A equipe da PlayerUnknown Productions testou caminhos e comportamento, mas a IA necessária para que bichos pareçam reais exige muito tempo e recursos. Em vez disso, o time prefere gastar esse tempo construindo um mundo mais completo — com trilhas, linhas elétricas e pontos de interesse maiores — do que adicionar mais coisas para o jogador se preocupar. Greene também disse que o clima já cria tensão suficiente no momento.
O jogo já recebeu correções rápidas e dois modos novos desde o lançamento em early access: um mais casual e outro para quem quer desafio. Como o desenvolvimento está aberto à comunidade, as prioridades podem mudar, mas a ideia atual é passar cerca de um ano nesse estágio, talvez mais, até a tecnologia de geração do mapa ficar estável. Depois, há planos para três DLCs que tragam pontos de história e camadas extras ao mundo.
Entre as ideias para DLCs estão áreas subterrâneas que desbloqueiem partes da história e, na mira de muitos jogadores, o multiplayer cooperativo — Greene afirmou que gostaria de ver co-op no terceiro DLC, mas sem forçar a implementação agora. O foco imediato é melhorar a infraestrutura visual e a otimização, para que a floresta infinita e as vistas fiquem mais interessantes e o jogo rode melhor.
E você, prefere que a equipe priorize multiplayer e cavernas, ou acha melhor ver animais e mais vida selvagem primeiro?
Mesmo com o fim do suporte oficial ao Windows 10 em 14 de outubro de 2025, a pesquisa do Steam mostra que o Windows 10 ainda roda em 29,06% dos PCs usados para jogar. O Windows 11 cresceu 2,02% no mês e já está em 65,59% das máquinas. Ou seja: muita gente não migrou em massa.
Há alguns motivos claros. A Microsoft oferece atualizações de segurança estendidas até outubro de 2026, por um valor que equivale a cerca de R$150 para quem paga, e essas atualizações são gratuitas no Espaço Econômico Europeu. Além disso, o Windows 11 tem requisitos rígidos e PCs mais antigos podem não suportar a troca sem recorrer a métodos não oficiais, como o Flyby11 ou o Rufus. Esses jeitos alternativos funcionam, mas assustam quem não quer risco.
O Linux segue como opção, mas tem apenas 3,20% do mercado no Steam, com ganho pequeno no mês. Falta de suporte nativo a alguns jogos, especialmente títulos multiplayer, e preocupações com compatibilidade continuam sendo empecilhos para quem pensa em migrar. No fim, muitos jogadores preferem ficar onde sabem que tudo funciona.
Você pretende atualizar para o Windows 11, ficar no Windows 10 ou testar o Linux no seu PC?
A versão ‘Castelo Infinito’ de Zenitsu Agatsuma já está disponível para Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- The Hinokami Chronicles 2. O conteúdo chega como pacote de personagem individual e também faz parte do Passe de Personagens recém-lançado. Essa opção permite que jogadores escolham comprar apenas esse personagem ou aproveitar o passe para receber várias adições ao longo do tempo. É uma oferta pensada para quem curte ampliar o elenco e personalizar a experiência.
O pacote adiciona ‘Zenitsu Agatsuma (Castelo Infinito)’ como personagem jogável no Modo Versus, onde jogadores se enfrentam em combates diretos. Além do personagem, o pacote inclui uma nova foto de perfil, citações e decorações que servem para personalizar sua conta e o visual nas partidas. Esses itens são estéticos, voltados para quem gosta de customizar aparência e mostrar identidade nas salas e nos confrontos.
O Passe de Personagens foi lançado recentemente e deve receber novas adições nas próximas atualizações, ampliando as opções para quem acompanha o jogo. Fique atento às novidades para saber quem mais será incluído e como isso pode alterar suas escolhas de time. Se você joga Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- The Hinokami Chronicles 2 e gosta de colecionar personagens e itens estéticos, essa versão do Zenitsu pode ser uma aposta interessante. Vai adicionar essa versão do Zenitsu ao seu time?
Relatos da indústria indicam que a AMD pretende aumentar o preço de seus processadores, incluindo a série 9000 e modelos mais antigos. As mudanças foram reportadas para começar na noite de 1º de dezembro (horário de São Paulo) e, por enquanto, atingiriam o nível dos distribuidores. Isso quer dizer que o aumento pode demorar a chegar ao consumidor, já que promoções da Cyber Week ainda estão em vigor. Procuramos a AMD para comentar, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria.
Além dos CPUs, há também relatos de aumentos nos preços das placas de vídeo da AMD. Junte isso ao aumento já observado em módulos de memória RAM e em alguns SSDs, e montar ou atualizar um PC pode ficar bem mais caro nos próximos meses. Vendedores podem segurar descontos por enquanto, mas quando o estoque diminuir e as promoções terminarem, é provável que os repasses cheguem ao consumidor.
A AMD tem dominado rankings de processadores para jogos, e a concorrência da Intel enfrenta dificuldades em responder com opções de desktop competitivas. Com empresas como a AMD e a Nvidia registrando lucros muito altos — a Nvidia chegou a ter receitas de aproximadamente R$ 300 bilhões — fica claro que o custo final tende a pesar no bolso dos gamers. Aproveitar promoções agora pode ser a melhor saída; você vai comprar agora ou esperar os preços se estabilizarem?
A gamescom latam, edição latina do maior evento de games do mundo, confirma presença no Unlock | CCXP 2025, dentro da CCXP25. A participação traz painéis que exploram a mistura entre games e cinema, a estreia de uma plataforma de agendamento de reuniões adaptada para o hub e a vinda dos grupos Creative Squad e Arkanis. A iniciativa quer aproximar o audiovisual brasileiro das oportunidades da indústria de jogos e fortalecer a profissionalização do mercado.
No dia 5 de dezembro, às 11h15 (horário de São Paulo), o Unlock | CCXP 2025 recebe o painel ‘Cutscene: Quando o Cinema Entra no Jogo (e o Jogo Invade as Telas)’. Profissionais que trabalham na interseção entre cinema, séries, tecnologia e desenvolvimento de jogos vão discutir práticas e formatos que transitam entre telas. A gamescom latam também apresenta sua Plataforma de Agendamento de Reuniões, pensada para estruturar encontros entre produtores, estúdios, distribuidoras, plataformas, publishers e investidores, tornando os contatos mais organizados e orientados a resultados. No palco Creators & Games, os grupos Creative Squad e Arkanis aproximam criadores, público jovem e narrativas multiplataforma.
A gamescom latam 2026 está marcada para 30 de abril a 3 de maio, com um dia VIP para imprensa, criadores de conteúdo e público B2B em 29 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento deve trazer centenas de títulos jogáveis, competições de esportes eletrônicos e o gamescom latam BIG Festival, a principal competição de jogos independentes da região. Para profissionais, há oportunidades de painéis, palestras e uma plataforma de negócios ativa para networking e parcerias. Você vai acompanhar a programação e aproveitar as oportunidades de negócios?
A crise de fornecimento de memória não acabou e pode durar além de 2028. A Samsung e a SK Hynix, que juntas dominam grande parte do mercado de DRAM, estão evitando aumentar a produção de forma agressiva. A Samsung disse em uma chamada com investidores que prefere manter a rentabilidade a longo prazo e controlar investimentos para evitar excesso de oferta. A SK Hynix afirmou que vai investir uma fatia maior das vendas em fábricas, mas admitiu que ainda será difícil atender toda a demanda. Hoje, a Samsung atende cerca de 70% dos pedidos de DRAM.
O problema é que a demanda por memória está subindo mais rápido que a oferta. Projeções do mercado apontam que a oferta pode crescer cerca de 23% em 2026, enquanto a demanda pode subir por volta de 35%. A Micron planeja investir cerca de R$ 50 bilhões em uma nova fábrica no Japão, mas essa fábrica só deve começar a fabricar na segunda metade de 2028. Como leva anos para aumentar a capacidade, os preços tendem a ficar altos enquanto o boom de IA continuar. Especialistas afirmam que a crise pode se estender além de 2028.
Para quem monta PC ou pensa em fazer upgrade, a lição é simples: espere que a memória continue cara e planeje com calma. Considere adiar upgrades, procurar módulos usados em bom estado ou focar em outras peças do PC enquanto os preços se estabilizam. Você vai segurar o upgrade ou preferir correr atrás das ofertas agora?
O melhor build de Hive Scum em Darktide, na minha opinião, não é sobre combate corpo a corpo. Assim como os Arbites antes dele, a classe Hive Scum pode ser muito forte em combate próximo, batendo nos inimigos com o pé-de-cabra ou com a serra óssea impregnada de químicos para aplicar dano ao longo do tempo. Mas a diferença não é grande. A grande força do Hive Scum aparece quando ele vira um pistoleiro com duas armas.
Tudo isso vem de uma habilidade muito forte: Desperado Aprimorado. Ela foi tão poderosa que a Fatshark a nerfou enquanto o jogo ainda estava em acesso antecipado, mas continua ótima. Esse estado deixa você imune a ataques à distância, concede munição infinita e aumenta a velocidade de corrida. A habilidade tem um tempo de recarga curto (que pode ser reduzido com o seu stim) e sua duração pode ser prolongada ao matar inimigos destacados.
Se você quer um Hive Scum focado em corpo a corpo, a progressão é direta, terminando na árvore do meio. Se prefere algo mais divertido do que apenas bater, aqui vai meu build à distância favorito para a nova classe.
Este build se baseia em Desperado Aprimorado — a habilidade que deixa você com munição infinita, imune a ataques à distância e com sprint mais rápido. Use essa habilidade para descarregar contra grupos, reviver aliados, ou carregar objetivos com segurança. O resto do build melhora seu dano à distância, dá uma carga extra para a habilidade de blitz com foguete (RPG) e inclui uma arma corpo a corpo confiável para emergência.
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Arma corpo a corpo: pé-de-cabra
- Benção 1: Quebra-membros (+X% de força no seu primeiro ataque a cada 4 segundos)
- Benção 2: Força Imparável (ataques pesados totalmente carregados ignoram hit mass inimigo e têm +X% de dano)
- Perks: chance de crítico em corpo a corpo, dano crítico corpo a corpo
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Arma à distância: pistolas duplas
- Benção 1: Recarga Rápida (+X% de velocidade de recarga por 2s após matar de perto; empilha até 5 vezes)
- Benção 2: Fogo Sustentado (+X% de dano no segundo, terceiro e quarto tiros do rajada)
- Perks: +X% de dano contra inimigos com carapaça, chance de crítico em tiros
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Relíquias: priorize geração de habilidade de combate em todas as três, além de vida, resistência e ferimentos. Inclua eficiência de sprint para maior mobilidade.
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Stimm Lab: Kalma V — escolha o caminho que dá aumento de regeneração de cooldown ao usar o stim (até 50% enquanto ativo).
O pé-de-cabra é a minha escolha para backup corpo a corpo por ser consistente em dano. A serra óssea também é boa, principalmente por aplicar veneno que causa dano ao longo do tempo, mas o pé-de-cabra é mais confiável. Use a ação especial da arma para perfurar e causar muito dano quando necessário. Para as pistolas, as pistolas duplas são o destaque: rápidas, estilizadas e eficientes em combates próximos se você empilhar os bônus certos.
Prefira recarga rápida para manter o ritmo de tiros, e Fogo Sustentado para aumentar o DPS contra inimigos mais resistentes. Um perk de dano extra contra inimigos com carapaça vale muito, já que alguns inimigos blindados são problemáticos. Tenha também chance de crítico em tiros para aproveitar perks que concedem imunidade temporária ou outros bônus ao causar críticos.
Segue a ordem de talentos que eu recomendo para o Hive Scum, com uma descrição breve de cada um:
- In Your Face — +25% de dano à distância contra alvos dentro de 12,5 metros, reduzindo até 10% a 30 metros.
- Speedloader — +15% de velocidade de recarga por 8s ao matar de perto.
- Voice of Tertium — recuperar +5% de resistência ao matar com tiro; elites e especiais recuperam +10%.
- Moving Target — ganha +1 esquiva efetiva enquanto estiver com arma à distância.
- Toughness Boost — +25 de resistência.
- Boom Bringer — lança-mísseis poderoso. 3 mísseis máximos.
- Gang Tough — +10% de dano à distância e +10% de redução de dano.
- Nimble — esquivas têm +25% de duração e tempo considerado esquivando +50%.
- Slippery Customer — enquanto desliza, ganha imunidade a ataques corpo a corpo.
- Cheap Shots — +15% de dano contra inimigos totalmente atordoados.
- Anarchist — +5% de chance crítica para você e aliados em coerência.
- Toughness Boost — +25 de resistência (segundo ponto de Toughness).
- Enhanced Desperado — troca para arma à distância e entra em Desperado Aprimorado por 10s: impossível de atingir por ataques à distância, sprint não consome stamina e +30% de velocidade de sprint. Recarregar não reduz reserva de munição. Inimigos próximos ficam destacados; matar inimigos destacados estende a duração em 3s até certo ponto. Base cooldown 30s.
- Weakpoints in the Armor — +15% de rending (perfura-armadura) nas suas armas à distância enquanto Desperado Aprimorado está ativo. Matar inimigos destacados concede +3% de dano à distância, empilhando até 5 vezes.
- Focused Resolve — matar inimigos restaura 0,5s de cooldown da habilidade; elites e especiais restauram 1s; máximo 5s.
- Critical Chance Boost — +5% de chance crítica.
- Melee Damage Boost — +10% de dano corpo a corpo.
- Punching Above One’s Weight — +15% de dano contra elites e monstros.
- Potent Tox — +10% de efeito de toxina.
- Extra Pouches — +1 carga de blitz.
- Quick and Deadly — +15% de dano de curta distância por 2s após uma esquiva bem-sucedida.
- Ammo Jack — +15% de tamanho de magazine (arredondado para cima).
- Pickpocket — matar um elite ou especial com reserva de munição abaixo de 20% enche até 20%.
- Hyper-Critical — críticos matam instantaneamente inimigos humanos se a vida atual for menor que duas vezes o dano do crítico.
- The Sweet Spot — +15% de dano em pontos fracos (weakspot).
- Unload — recarregar a arma dá +2% de dano à distância por 5s; cada 10% do magazine gasto durante a duração dá +2% adicional.
- Vulture’s Mark — matar um elite ou especial com arma à distância dá uma pilha de Marca do Abutre por 8s (até 3). Cada pilha dá +5% de dano à distância, chance crítica e velocidade. No máximo, kills especiais restauram 15% de resistência para você e aliados próximos.
- Vulture’s Push — matar elites ou especiais com tiros empurra os inimigos ao redor para trás.
- Vulture’s Dodge — críticos à distância dão imunidade a todos os ataques por 1s.
- Patient Hunter — duração da Marca do Abutre aumenta para 12s.
Como jogar com esse build:
- Use Desperado Aprimorado sempre que possível. Munição infinita e imunidade a ataques à distância permitem que você consiga plays decisivos, reviva aliados ou carregue objetivos com segurança. Se ficar sem munição, o talento Pickpocket garante que você recupere parte da reserva.
- Esquivar é fundamental. Este build não foca em bloqueio; use esquivas, sprint e slides para se manter vivo. Talentos como Nimble, Moving Target e Slippery Customer aumentam sua sobrevivência e mobilidade.
- Use a ação especial do pé-de-cabra quando precisar de alto dano corpo a corpo: vire a arma e acerte um ataque totalmente carregado na cabeça do inimigo.
- A ação especial das pistolas duplas serve para longo alcance: ela reduz a mira; dispare quando o crosshair estiver pequeno para acertar snipers ou inimigos distantes.
Esse build é divertido e eficiente para quem gosta de jogar móvel e agressivo com armas de fogo duplas. Você vai testar essa montagem no seu próximo jogo?
Jogadores notaram que um item cosmético em Once Human lembra muito o módulo de teleporte de base de No Man’s Sky. A comparação foi feita a partir de imagens e chamou a atenção por detalhes iguais, como o formato circular e os rebites ao redor.
A semelhança é visível: ambos são grandes círculos com barras e rebites. Em Once Human o item aparece em caixas de loot e tem cor branca, chegando até a parecer conter uma bicicleta de exercício descartada; no No Man’s Sky o módulo serve para transportar jogadores entre bases. A comunidade questionou a origem do asset e lembrou que, no passado, houve outra situação em que um item parecido foi removido do jogo.
Em comunicado, a NetEase afirmou que leva o caso a sério, que substituirá o asset em questão e que fará uma revisão das suas políticas internas de arte e design. A empresa disse que agradece os jogadores que apontaram o problema e que usará a situação para fortalecer seus processos.
O criador do No Man’s Sky comentou nas redes sociais com tom bem-humorado, mostrando imagens do modelo original e explicando que o problema do seu módulo eram os rebites: eles não receberam LOD e, por isso, são compostos por um número muito alto de polígonos. Isso torna o modelo pesado e pode causar queda de desempenho se aparecer sem otimização em outro jogo.
Você já achou itens parecidos entre jogos? Conte sua experiência nos comentários.
Ashes of the Singularity 2 promete levar as batalhas de estratégia a outro nível. O ponto principal do jogo é a escala: guerras planetárias com milhares de máquinas e humanos se enfrentando em frentes múltiplas. A proposta é maior que no primeiro jogo, com três facções e combates capazes de transformar florestas em incêndios e veículos em sucata.
A destruição é persistente: veículos, árvores e terreno sofrem danos duradouros. A Oxide adicionou uma nova facção, a United Earth Forces, uma coalizão que reúne forças para retomar a Terra de inimigos controlados por IA. O modo de campanha foca nessa facção, mas é possível jogar com as facções antigas em partidas personalizadas, cooperativo e partidas competitivas, em equipes ou solo.
O jogo traz um sistema de recrutamento que automatiza pontos de encontro e substituição de unidades perdidas, útil quando a batalha exige atenção a muitas frentes. Também existe um gerador procedural de mapas, capaz de criar arenas pequenas e enormes; porém o jogo seguirá suportando mapas feitos à mão. Em mapas desse tamanho, o foco tende a ser a escala mais do que os detalhes das rotas e emboscadas.
Ashes of the Singularity 2 ainda não tem data concreta, mas é esperado para 2026. Se você gosta de RTS que lembram Total Annihilation e Supreme Commander, vale ficar de olho. Você toparia comandar uma guerra em escala planetária?