Arquivos: Drops
O ano foi cheio de lançamentos e a lista dos 20 jogos mais desejados no Steam mostra bem isso. Ela reúne grandes nomes, remakes cult e indies ousados, cobrindo survival, RPGs, shooters e jogos cooperativos. Algumas apostas chegam com data, outras ainda vão demorar, mas todas despertam curiosidade e expectativa.
Na ponta da lista está Subnautica 2, que deve chegar em acesso antecipado em 2026, e segue como a aposta de sobrevivência e exploração mais aguardada. Resident Evil Requiem tem lançamento marcado para 27 de fevereiro de 2026, enquanto Reanimal sai em 13 de fevereiro de 2026. Slay the Spire 2 tem previsão para março de 2026. Gothic 1 Remake e Half Sword já têm demos que deram o que falar, e jogos como Mouse (19 de março de 2026), Chrono Odyssey (quarto trimestre de 2026) e Witchbrook também aparecem na lista. Há ainda títulos sem janela definida, como Deadlock, Light No Fire, Ark 2 e Blight: Survival, além de projetos com propostas únicas como Kingmakers e Quarantine Zone.
A variedade mostra que os jogadores querem tanto sequências de estúdio quanto ideias novas de desenvolvedoras menores. Vale testar as demos disponíveis e acompanhar anúncios para não perder as janelas de lançamento. No fim, as listas de desejos no Steam deixam claro o interesse por aventuras cooperativas, experiências assustadoras e remakes ambiciosos.
O novo trailer de Dawn of War 4 mostra tudo que esperamos de Warhammer 40K: motoqueiros blindados atropelando Orks, legiões de Necrons despertando do subterrâneo e cápsulas de desembarque dos Corvos de Sangue explodindo no campo. Também aparece a Adeptus Mechanicus, mais interessada em acumular tecnologia enquanto Kronus se parte em chamas. O vídeo foi exibido no PC Gaming Show: Most Wanted e deixa claro o tom épico do jogo.
Uma das surpresas foi a chegada dos Anjos Sombrios e do Primarca Leão El’Jonson como subfacção jogável ao lado dos Corvos de Sangue. Há unidades aéreas no céu, motoqueiros avançando sobre os Orks e Terminadores da Ala da Morte saltando de cápsulas em armaduras branco-ósseas, abrindo fogo com bolters tempestade e canhões de assalto — não é só uma mudança cosmética. No final, Leão El’Jonson aparece empunhando o Escudo do Imperador, algo raro e capaz de impactar o lore da série.
Ao que tudo indica, a King Art Games quer retomar o foco em campanha singleplayer, e trazer um Primarca para o jogo é um movimento ambicioso. Dawn of War 4 tem previsão de lançamento para 2026 no PC, então ainda há muito a ser revelado. Você acha que Leão El’Jonson será jogável? Qual facção você pretende comandar?
Samson chegou com um trailer bruto durante o PC Gaming Show. O protagonista é um cara com voz rouca, jaqueta de couro e um carro pesado, pronto para quebrar tudo. O vídeo mostra cenas de violência direta: carros da polícia sendo esmagados, brigas nas ruas e uma cidade suja e perigosa. Em poucos segundos aparecem finalizações violentas — cotoveladas, quebras de coluna e muito impacto. Também há momentos em que o carro voa e roda no ar depois das batidas.
A história se passa em Tyndalston, chamada de “o pior lugar do mundo”. Samson tem dívidas e um passado que o persegue; ele tenta salvar a família enquanto gangues e a polícia vão atrás dele. O jogo está sendo feito pela Liquid Swords, um estúdio de Estocolmo fundado por Christofer Sundberg, cofundador da Avalanche, que trouxe a série Just Cause e o subestimado Mad Max. Esse histórico sugere ação grande e direção de mundo bem feita.
O trailer deixa claro que Samson é letal tanto a pé quanto ao volante. Há violência estilizada, cenas de destruição de veículos e um clima que lembra jogos de ação antigos. Se você curte combate direto e carros furiosos, esse pode ser o tipo de jogo para ficar de olho. Vai adicionar Samson à sua wishlist?
A estreia mundial de The House of Hikmah foi exibida no evento PC Gaming Show: Most Wanted e impressionou pela estética. É o primeiro jogo da Lunacy Studios e se apresenta como uma aventura de quebra-cabeças com clima etéreo, indicada para fãs de Abzû e Journey. O trailer também revelou música do compositor de Journey, o que reforça a proposta emocional do título.
O jogo se situa na Idade de Ouro islâmica e explora arquitetura grandiosa, com telas geométricas e padrões de azulejos que chamam atenção. No papel de Maya, você usa um valioso legado do pai para manipular a matéria, resolver enigmas e se deslocar por ilhas flutuantes e grandes bibliotecas. O Reino Místico traz desafios e uma força surreal chamada The Widow, além de permitir que se reativem mecanismos antigos e se ouça o conselho de estudiosos na House of Wisdom, enquanto o enredo trata da perda e do luto de formas diferentes.
Ainda sem data definida, o jogo deve chegar antes de abril de 2026. Quem quiser acompanhar pode colocar The House of Hikmah na wishlist na Steam. Pelo que o trailer mostrou, espere puzzles visuais, exploração calma e uma história com tom melancólico. Você vai adicionar o jogo à lista agora ou prefere esperar por mais vídeos de gameplay?
A SNK lançou Mr. Big, o último personagem do Passe de Temporada 1 de FATAL FURY: City of the Wolves, hoje (9). O icônico chefão de Art of Fighting estreia como lutador jogável e fecha a lista de DLCs do primeiro passe. A chegada dele amplia o elenco e traz uma opção voltada para quem gosta de personagens de impacto e presença no ringue.
Mr. Big surgiu originalmente como chefe final de Art of Fighting, de 1992, e agora chega com um estilo de luta renovado. Suas barras e golpes evoluíram para um conjunto mais rápido e mortal, com ataques que podem virar o ritmo das partidas. Ele se junta a Andy Bogard, Ken Masters, Joe Higashi e Chun-Li entre os personagens do Passe de Temporada 1. FATAL FURY: City of the Wolves está sendo vendido apenas na versão Special Edition, que inclui o jogo e o Season Pass 1; não há planos para vender o jogo base e o passe separadamente.
Além do lançamento de Mr. Big, a SNK confirmou a Temporada 2 de FATAL FURY: City of the Wolves. Detalhes sobre novos personagens e conteúdo serão divulgados em janeiro de 2026. Trailers de lançamento em inglês e japonês já mostram movimentos e animações do personagem, e a comunidade deve ficar de olho para ver como ele vai mudar o meta das lutas.
O jogo Windrose ganhou um novo trailer exibido durante o PC Gaming Show: Most Wanted. O vídeo mostra bem o tom do jogo: exploração marítima, construção de bases e combates intensos em um ambiente de sobrevivência. A ambientação é o século XVIII. Você joga como um mensageiro freelance que foi deixado para trás e planeja sua vingança. O trailer mistura ação de pirata com trechos de craft e construção.
O clipe começa numa ilha-santuario fechada, com móveis, mapas e uma pequena marina. Logo vemos um personagem com tricornes e tatuagens. A maior parte do vídeo é uma montagem de lutas rápidas, corpo a corpo e à distância, com uma trilha de guitarra que reforça o ritmo. Os inimigos incluem aranhas gigantes, aves parecidas com dodôs, mosqueteiros humanos e monstros cobertos de vinhas em grandes lutas de chefe. Também há explosivos arremessados que geram efeitos de ragdoll e caos entre os aliados.
Windrose promete crafting, construção, saques e confrontos entre impérios por tesouros e vingança. A Windrose Crew ainda não informou uma data de lançamento. Se gostou do que viu, adicione o jogo à sua lista de desejos na Steam e fique de olho nas próximas novidades. Você já vai colocar Windrose na sua lista de desejos?
Um novo trailer foi exibido durante o PC Gaming Show: Most Wanted para Damon and Baby, o estranho jogo de ação e aventura da Arc System Works. A prévia deixa claro o tom bizarro do jogo: um bebê montado nas costas de um demônio enorme, cenários coloridos e inimigos esquisitos. É exatamente o tipo de estranheza que chama atenção e mistura humor com ação.
O trailer destaca os elementos centrais: tiroteio top-down, corrida pelas paredes e a possibilidade de empunhar duas armas ao mesmo tempo. O visual é marcado por demônios com chifres e tentáculos laranja, um lobo de terno e coelhinhas de combate. A jogabilidade parece variar bastante, unindo twin-stick shooting com exploração no estilo ação e aventura, resolução de puzzles, upgrades de personagem e muita customização de roupas — dá para deixar Damon elegante com um chapéu ou trocar todo o guarda-roupa.
O tom lembra Ni No Kuni e Nier: Automata, trazendo uma mistura de fofura e combate frenético. Damon and Baby tem lançamento previsto para o início de 2026 e já pode ser colocado na lista de desejos na Steam. Se você gosta de jogos que misturam ação, exploração e personalização, vale ficar de olho. Vai adicionar Damon and Baby à sua lista de desejos?
A armadura de cavalo normalmente não é prioridade para jogadores de Minecraft, mas, pelo poder da armadura de cavalo de netherita, vale a pena considerar. Fabricá-la pede trabalho, mas compensa. Se você usa o mesmo cavalo nas aventuras, quer mantê-lo seguro, e a netherita é o material mais resistente do jogo.
Ao contrário de outras armaduras, a armadura de cavalo também não tem durabilidade, então, uma vez feita, provavelmente você não precisará refazê-la. Ela pode ser equipada em qualquer cavalo adulto, inclusive cavalos zumbis — que, nesse caso, não queimam sob a luz do sol.
Para criar a armadura de cavalo de netherita você precisa primeiro de uma armadura de cavalo de diamante. Leve a armadura, um lingote de netherita e o molde de atualização de netherita até a mesa de ferraria; usando a mesa você transforma a armadura de diamante em armadura de netherita.
Equipada em um cavalo, a armadura oferece 19 pontos de armadura, 3 de robustez e 10% de resistência a empurrões. Em cavalos zumbis, além dessas vantagens, ela impede que o cavalo queime durante o dia.
Se estiver em dúvida de onde achar os materiais, vá ao Nether. Os moldes de atualização aparecem em bastiões — grandes construções parecidas com castelos em ruínas —, que são raros e costumam estar cheios de Piglins e Piglin Brutes. Já os lingotes de netherita exigem quatro lingotes de ouro e quatro fragmentos de netherita: os fragmentos saem ao fundir detritos antigos encontrados no Nether, e às vezes aparecem em baús de bastiões.
Se você não tem a opção manter inventário ativada, é mais seguro fabricar o lingote quando tiver os materiais em mãos. Vai tentar forjar uma armadura de netherita para o seu cavalo?
O update Mounts of Mayhem trouxe o Nautilus para o Minecraft: uma montaria subaquática que te leva bem mais rápido do que nadar. Se você quer explorar o oceano, achar um Nautilus pode ser a chance que faltava. Mas, como muitos mobs aquáticos do jogo, eles podem ser difíceis de encontrar e domar.
Nautilus aparecem em todos os biomas oceânicos, inclusive os frios e quentes. Eles não surgem na superfície: você precisa descer além do nível 38 para encontrá-los. Normalmente aparecem em grupos de dois ou três, então se achar um há boa chance de encontrar outros por perto. Vale preparar poções de respiração aquática antes de ir procurar, senão será um sobe e desce constante entre a superfície e o fundo — e você pode perder o Nautilus.
Para domar um Nautilus você vai precisar de um baiacu ou de um balde de baiacu. Na edição Bedrock, o baiacu só pode ser pego em água fora dos biomas de selva, selva rarefeita ou selva de bambu, então evite pescar nessas áreas. Baiacus também são usados para poções de respiração aquática, então vale pescar alguns a mais.
Pode ser necessário mais de um baiacu para domar. Depois de domado, equipe uma sela e use-o como montaria subaquática. Ao montar você recebe o efeito Respiração do Nautilus, que pausa temporariamente a barra de oxigênio enquanto viaja. É um efeito temporário: mais tarde você ainda vai ter que subir, mas o tempo de oxigênio demora mais a acabar do que nadando.
Você também pode cruzar Nautilus com qualquer tipo de peixe ou balde de peixe, e usar peixes para curá-los. Filhotes comem 10 peixes até virar adultos e ficam automaticamente domados por você. Independentemente da idade, não é possível tirá-los da água. Ou seja: se pretende acomodar um Nautilus, montar um píer perto da base é a melhor opção.
Vai sair à caça de um Nautilus agora ou prefere construir um píer para testar sua nova montaria?
O final dos finalistas da categoria Players’ Voice no The Game Awards 2025 foi anunciado, e Megabonk — o queridinho indie — ficou de fora novamente. O estúdio Vedinad havia retirado o jogo da disputa de Melhor Estreia Indie depois de admitir que não era realmente uma estreia, já que o desenvolvedor lançou títulos anteriores sob outros nomes. Em seguida Megabonk voltou à corrida na categoria escolhida pelos fãs, mas não entrou na lista final desta vez.
Os cinco finalistas são Clair Obscur: Expedition 33, Dispatch, Genshin Impact, Hollow Knight: Silksong e Wuthering Waves. Clair Obscur costuma aparecer como favorito em várias premiações, mas a Players’ Voice é decidida 100% pelo voto do público. Isso abre espaço para surpresas, já que comunidades grandes e ativas podem se mobilizar e mudar o resultado.
O estúdio Vedinad reagiu com bom humor ao resultado, respondendo nas redes que os ‘bonks’ dos jogadores valem mais do que qualquer troféu. Houve até mensagens de apoio de outros desenvolvedores e influenciadores. O evento começa com um preshow às 21h30 (horário de São Paulo) do dia 11 de dezembro; a cerimônia principal segue na sequência. Se você quer votar no seu favorito, agora é hora de se organizar com a comunidade. Em quem você vai votar?
Um dos cofundadores do estúdio Grinding Gear Games admite que o Path of Exile original já está velho demais para ser o ARPG perfeito. O jogo teve seu momento e hoje vive das atualizações que agradam os fãs mais dedicados. Não vai desaparecer, mas também não deve ser o próximo grande sucesso.
Path of Exile 2, por outro lado, pode ser essa tentativa de chegar mais perto do ARPG ideal, diz ele em entrevista. Enquanto o primeiro jogo era uma corrida por milhares de monstros, PoE 2 aposta em encontros com menos inimigos, porém mais ameaçadores, e numa sensação de combate mais metódica. Isso dividiu a comunidade: veteranos querem sentir-se poderosos e rápidos, os desenvolvedores buscam ritmo e desafio. Equilibrar esses desejos tem sido difícil, e algumas atualizações, como a Dawn of the Hunt, geraram reclamações por nerfs.
A equipe tem feito concessões para agradar quem prefere a pegada antiga, trazendo ideias do primeiro jogo que funcionaram, como vidas extras em mapas de fim de jogo. O objetivo foi consertar problemas do PoE original e modernizar o visual para alcançar novos jogadores. PoE 2 também vai receber uma classe inédita, os druidas, com lançamento marcado para 12 de dezembro. E você, prefere o combate rápido e avassalador do Path of Exile original ou o ritmo mais tático do PoE 2?