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Arquivos: Drops

Embracer Group
Embracer Group

A Embracer vendeu a Arc Games e a Cryptic Studio para a Project Golden Arc por 30 milhões de dólares. O comprador é formado por gestores da própria Arc Games e o negócio foi financiado pela XD Inc, conhecida pelo jogo Torchlight Infinite. A Arc Games atuava como publisher de títulos como Remnant 2, Torchlight e do MMO Fellowship, enquanto a Cryptic cuidava de jogos online como Star Trek Online.

A Embracer reteve parte de seus ativos, mas acertou que os direitos de publicação de Remnant: From the Ashes e Remnant 2 serão transferidos para a THQ Nordic, que já detém a propriedade intelectual e trabalha com o estúdio Gunfire Games. Os direitos de Fellowship serão entregues à Coffee Stain, que será desmembrada e se tornará uma empresa de capital aberto no dia 11 de dezembro. O CEO Phil Rogers disse em comunicado que essa reorganização ajuda a focar em ativos estratégicos e a melhorar a rentabilidade.

Essas vendas fazem parte de uma reestruturação mais ampla. A Embracer havia comprado a Arc e a Cryptic em 2021, mas enfrentou problemas após não conseguir fechar uma parceria estratégica de 2 bilhões de dólares. Desde então a empresa demitiu muitos funcionários, fechou estúdios como a Volition, a Piranha Bytes e a Pieces Interactive, e cancelou projetos. A Embracer também vendeu a Saber Interactive, que criou um grande sucesso com Space Marine 2, e investiu em relançar marcas como a RedOctane. Resta ver se essas mudanças vão estabilizar a empresa e proteger os jogos e os times. O que você acha dessa nova fase?

Cena de World of Warcraft The War Within
World of Warcraft

A próxima expansão de World of Warcraft na Worldsoul Saga é Midnight. A Blizzard anunciou oficialmente a data de lançamento: 2 de março de 2026. A informação chegou como confirmação do que já se esperava, mas alguns detalhes ainda não foram esclarecidos pelas equipes responsáveis. A expansão promete novas áreas, inimigos e conteúdo para jogadores de alto nível.

Uma dúvida importante é se o lançamento será global. Se for, o horário provável é meia-noite UTC. No fuso de São Paulo, isso equivale às 21h do dia 1º de março. Isso significa que muitos jogadores no Brasil poderão acessar Midnight já na noite anterior à data oficial, enquanto regiões mais distantes terão janelas distintas.

Antes do lançamento, vale ficar atento a possíveis janelas de manutenção, pré-download e exigências de atualização do cliente. Deixe espaço livre no disco, atualize drivers e addons, e confirme seu login e dados de conta. Em dias de lançamento, filas e instabilidades são comuns; ter tudo preparado reduz a chance de perder o primeiro dia de jogo.

A Blizzard deve liberar mais informações sobre horários por região e procedimentos nas próximas semanas. Fique de olho nas comunicações oficiais para não perder nada. Você vai entrar no servidor já na primeira noite ou prefere esperar para evitar filas?

World of Warcraft

É um momento importante para World of Warcraft. A próxima expansão, Midnight, muda a forma de jogar com mudanças grandes nos sistemas de combate e a tão pedida moradia para jogadores. A estreia é em 2 de março.

A Blizzard divulgou a data e abriu um prazo para a beta. A empresa está simplificando as classes para que funcionem sem precisar de complementos que orientem o combate. O diretor de jogo Ion Hazzikostas explicou por que as mudanças são necessárias e prometeu ouvir a comunidade durante a beta. Nem tudo é perfeito: um bug com peixes causou queda de desempenho para muitos jogadores. Ainda assim, o novo sistema de moradia já inspira criações como claraboias e bibliotecas.

Antes da expansão, a atualização 11.2.7 vai abrir as portas da moradia mais cedo para quem pré-encomendou, com uma história que funciona como prólogo e missões extras para atualizar seu personagem. Pouco antes de 2 de março sai um pré-lançamento com as mudanças de classe e dos sistemas, mas sem as zonas e as missões novas da expansão. A Blizzard já anunciou outras expansões futuras, mas só quando Midnight chegar teremos mais pistas sobre o que vem a seguir. Você vai entrar na moradia assim que liberar ou prefere esperar?

Arte com processadores da Intel de 14ª Geração
Intel

Um resultado em um banco de dados de benchmark mostrou o novo processador Panther Lake da Intel em ação, e os números são só razoáveis. O modelo registrado é o Core Ultra 9 386H, um chip móvel de 16 núcleos, que marcou 2.849 pontos no teste single-core e 15.434 pontos no multi-core. O resultado single-core chama mais atenção porque permite comparar diretamente a evolução dos núcleos de alto desempenho.

Na configuração esperada, o 386H tem quatro núcleos de alto desempenho, oito núcleos eficientes e quatro de baixo consumo. Um modelo parecido da geração anterior teve cerca de 2.608 no single-core e 14.812 no multi-core, então a melhora parece incremental. Em comparação, a Apple e a Qualcomm têm chips que passam de 4.000 no single-core, enquanto a AMD fica perto dos 2.800, o que mostra que, em desempenho puro, os x86 ainda ficam atrás dos melhores ARM.

Também é bom lembrar que um benchmark é só um dado e não representa todo o uso real. Como o Panther Lake é pensado para dispositivos móveis e produzido em um novo nó, a eficiência e a autonomia podem ser o que mais importa. Vamos precisar dos testes completos e das medições de consumo para formar uma opinião definitiva, depois do lançamento previsto para janeiro. E você, acha que a Intel vai compensar com melhor eficiência ou precisa entregar mais desempenho para competir?

Cena de Call of Duty: Black Ops 7
Call of Duty

O X9 Maverick é uma arma subestimada em Call of Duty: Black Ops 7. É um rifle de rajada de três tiros que começa meio fraco sem anexos, mas recompensa quem investir: ótimo controle de recuo e dano consistente a distância. A arma é desbloqueada no nível 28, então dá para começar a usar cedo enquanto sobe de nível.

Melhor loadout:

  • Optic: Lethal Tools ELO
  • Muzzle: Novaburst Brake
  • Barrel: 16″ OS-Density Barrel
  • Underbarrel: EAM Steady-90 Grip
  • Rear Grip: Granulated OM1 Grip
  • Stock: Specter-X Guard Stock
  • Laser: 3MW Motion Strike Laser
  • Fire Mods: Bolt Carrier Group

Código do build: A04-B6JJB-9EM33-1

O ponto central é o cano 16″ OS-Density, que aumenta a capacidade para 51 munições e reduz o recuo vertical. Com isso você pode aguentar mais tiroteios mesmo com recarregamento mais lento. O Novaburst Brake e a Granulated OM1 ajudam a reduzir o recuo do primeiro tiro, e a Specter-X Guard Stock aumenta ainda mais a estabilidade. O EAM Steady-90 dá um pouco de mobilidade para compensar os trade-offs dos outros anexos.

O Bolt Carrier Group acelera a cadência para reduzir o intervalo entre rajadas. A 3MW Motion Strike Laser melhora alcance e controle, mas é visível em ADS; se preferir ficar stealth, troque o Novaburst Brake pelo Monolithic Suppressor. Para jogar objetivo, use o wildcard Gunfighter, Field Upgrade Squad Link, granada EMP e Point Turret. Perks: Ghost, Fast Hands e Bankroll ajudam a ganhar pontos e ficar escondido. Com streaks baratos como UAV e Care Package e o Dispatcher Overclock, você garante suporte constante.

Beyond Good and Evil
Beyond Good & Evil

Uma nova vaga de trabalho para Beyond Good & Evil 2 apareceu recentemente: a Ubisoft procura um technical sound designer para o estúdio de Montpellier, com a tarefa de integrar e implementar sistemas de áudio e garantir que os ativos sonoros sigam a visão do diretor de áudio. A oferta deixa claro que a equipe ainda precisa de profissionais para várias áreas do projeto.

Além da vaga de áudio, há outras posições abertas, como lead quest designer, senior character artist e artista de VFX. Isso não significa que ninguém tenha trabalhado no jogo antes; é mais provável que o projeto tenha passado por muitas mudanças ao longo de quase duas décadas. Beyond Good & Evil 2 foi anunciado há muito tempo e virou um símbolo dos jogos com desenvolvimento prolongado, então cada nova contratação é vista como um sinal de vida.

No ano passado, a Ubisoft lançou um remaster do primeiro jogo, o que foi interpretado por alguns como uma forma de mostrar compromisso com a franquia. Ainda assim, é difícil saber se as vagas recentes marcam o início de um avanço real ou apenas ajustes internos. Você ainda acredita que Beyond Good & Evil 2 vai sair nos próximos anos?

AbleGamers
AbleGamers Brasil

A AbleGamers Brasil iniciou um abaixo-assinado para apoiar o Projeto de Lei nº 484/2024, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O objetivo é autorizar o Poder Executivo a conceder isenção de ICMS para a compra de componentes, acessórios e adaptações de controles e jogos eletrônicos desenvolvidos ou adaptados para pessoas com deficiência. A iniciativa quer reduzir o preço desses equipamentos e ampliar o acesso.

No Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas com deficiência jogam videogame, e metade delas precisa de alguma adaptação nos controles ou nos programas para conseguir jogar. Estudos internacionais mostram que pessoas socialmente isoladas têm taxa de mortalidade 12% maior, e que pessoas com deficiência tendem a ser 3 vezes mais isoladas. Games adaptados ajudam na conexão e no bem-estar, por isso a proposta é também uma questão de saúde pública.

Os controles adaptados custam caro, em grande parte por partes importadas e pela carga tributária estadual. O preço pode variar de R$ 500,00 a R$ 7.000,00 dependendo do caso. Para pressionar o poder público, a AbleGamers Brasil lançou o abaixo-assinado e pede apoio da comunidade. O diretor-presidente da AbleGamers Brasil diz que o projeto impacta diretamente na qualidade de vida. Você vai apoiar a campanha e ajudar a tornar os jogos mais acessíveis? Assine aqui.

ROG Xbox Ally
PC Portátil

O ROG Xbox Ally da Asus ganhou um recurso novo no Windows voltado para portáteis: os Default Game Profiles. A novidade chega para facilitar a vida de quem joga fora da tomada. Esse movimento faz parte dos esforços da Microsoft para tornar o Windows mais amigável em dispositivos portáteis.

Os perfis aplicam configurações por jogo para equilibrar desempenho e duração de bateria sem que o jogador precise ajustar nada. Em jogos mais exigentes, o perfil padrão prioriza estabilidade; em jogos leves, prioriza autonomia. Por exemplo, em Hollow Knight: Silksong o perfil pode somar quase uma hora a mais de bateria em relação ao modo Performance, mantendo 120 fps suaves.

No lançamento, 40 jogos têm suporte, entre eles Fortnite, Gears of War: Reloaded e Hollow Knight: Silksong. Quem tem um ROG Xbox Ally ou um ROG Xbox Ally X pode receber a atualização via Armoury Crate e alternar o recurso no widget Armoury Crate Command Center Game Bar. A Asus também informou que a Ally X terá suporte para mais de 150 títulos em breve.

Já era possível criar perfis por jogo manualmente no Armoury Crate, mas os perfis padrão vêm prontos e facilitam para quem não quer perder tempo testando ajustes. No SteamOS há soluções da comunidade que exigem instalação e ajustes manuais, e nem sempre ficam tão polidas. Se os perfis da Microsoft e da Asus funcionarem bem, podem ser um grande ganho para a experiência portátil no Windows.

Você vai deixar o perfil automático ativado ou prefere ajustar manualmente?

FATAL FURY: City of the Wolves

A SNK revelou o primeiro trailer de Sr. Big, o novo personagem DLC de FATAL FURY: City of the Wolves. Ele chega ao jogo em 9 de dezembro, concluindo o Passe de Temporada 1. No vídeo, o chefe clássico aparece com um estilo de luta renovado: as barras de energia evoluíram para golpes mais dinâmicos, rápidos e letais. Com esse conjunto, ele vira um gigante nas partidas e promete mudar o ritmo dos combates. As vozes do personagem ficam por conta de Marc Graue (inglês) e Yuki Arai (japonês).

Sr. Big surgiu como chefe final de Art of Fighting (1992) e agora faz sua estreia na série Fatal Fury. No enredo, ele é o implacável dono de Port Town e pretende dominar South Town após a morte de Geese Howard. Marie, mãe do Rock, está sob sua guarda, e isso complica qualquer herança ou aliado que apareça. No modo Arcade, a luta gira em torno da busca por uma prova ligada ao legado de Geese, dada como prêmio por vencer o KOF. No modo EdST, acompanhamos Sr. Big enquanto tenta controlar a situação com Marie como refém.

Sr. Big é o quinto e último lutador do Passe de Temporada 1, parte da Special Edition. Ele se junta a Andy Bogard, Ken Masters, Joe Higashi e Chun-Li. FATAL FURY: City of the Wolves traz um visual único, o sistema REV e dois esquemas de controle para agradar novatos e veteranos. As ruas de South Town continuam cheias de ação e rivalidade. O jogo está disponível somente na Special Edition e não há planos para vender o jogo base e o Passe de Temporada 1 separadamente. Você vai testar o Sr. Big quando ele chegar?

Electronic Arts

O PIF, fundo soberano da Arábia Saudita, virou um investidor gigante no mercado de games. Ele é dono da Savvy Games Group, criadora de Monopoly Go, e tem participações em empresas como a Nintendo, a Embracer Group, a Capcom e a Take-Two. Também participou, em conjunto com a Silver Lake e a Affinity Partners, da aquisição de $55 bilhões da Electronic Arts.

Um relatório recente indica que o PIF está limitando novos investimentos porque o caixa encolheu e vários projetos que recebeu apoio estão em dificuldades financeiras. Entre os exemplos citados estão a cidade Neom e seu ambicioso projeto “The Line”, além de negócios que não vingaram, como uma cadeia de cafés com apenas uma loja, uma companhia de cruzeiros com um único navio e uma startup de veículos elétricos que ainda não entregou um carro.

O fundo tem quase $1 trilhão em ativos, mas muitos são difíceis de vender. Um porta-voz afirmou que o PIF ainda dispõe de $60 bilhões em caixa, mas fontes dizem que o fundo comunicou a investidores que não poderá alocar dinheiro adicional no futuro previsível. Isso preocupa porque a grande compra da Electronic Arts pode levar a cortes, venda de ativos ou foco em ganhos de curto prazo que prejudicam estúdios e projetos. O CEO da Electronic Arts garantiu que os negócios seguem normalmente. Qual é a sua opinião: a aquisição está segura ou isso pode prejudicar os jogos que você gosta?

Cena de Cyberpunk 2077
Cyberpunk 2077

Lembra quando Cyberpunk 2077 teve um lançamento desastroso no fim de 2020? O jogo passou por uma recuperação incrível: a CD Projekt informou em relatório financeiro que Cyberpunk 2077 já vendeu mais de 35 milhões de cópias. Foi um caminho longo desde os problemas iniciais, mas agora o título voltou a dar lucro à empresa.

O diretor financeiro da CD Projekt explicou que esse número foi alcançado mais rápido do que o mesmo marco de The Witcher 3. Ainda está longe da marca total de 60 milhões do The Witcher 3, mas a velocidade com que alcançou a meta mostra como o jogo se recuperou.

Vendas recentes ganharam impulso com lançamentos em novas plataformas, como o Switch 2 e Macs, além de presença em serviços e da expansão Phantom Liberty, que muitos comparam a um jogo à parte. Isso ajudou a movimentar vendas nas diferentes gerações de consoles.

A volta do interesse elevou a receita da empresa: a CD Projekt registrou lucro líquido de aproximadamente R$265 milhões, quase no mesmo nível do ano em que Phantom Liberty foi lançado. Para um jogo que chegou a enfrentar processos e investigações, é uma virada impressionante.

Você já jogou Phantom Liberty ou pretende revisitar Night City?