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A Embracer vendeu a Arc Games e a Cryptic Studio para a Project Golden Arc por 30 milhões de dólares. O comprador é formado por gestores da própria Arc Games e o negócio foi financiado pela XD Inc, conhecida pelo jogo Torchlight Infinite. A Arc Games atuava como publisher de títulos como Remnant 2, Torchlight e do MMO Fellowship, enquanto a Cryptic cuidava de jogos online como Star Trek Online.
A Embracer reteve parte de seus ativos, mas acertou que os direitos de publicação de Remnant: From the Ashes e Remnant 2 serão transferidos para a THQ Nordic, que já detém a propriedade intelectual e trabalha com o estúdio Gunfire Games. Os direitos de Fellowship serão entregues à Coffee Stain, que será desmembrada e se tornará uma empresa de capital aberto no dia 11 de dezembro. O CEO Phil Rogers disse em comunicado que essa reorganização ajuda a focar em ativos estratégicos e a melhorar a rentabilidade.
Essas vendas fazem parte de uma reestruturação mais ampla. A Embracer havia comprado a Arc e a Cryptic em 2021, mas enfrentou problemas após não conseguir fechar uma parceria estratégica de 2 bilhões de dólares. Desde então a empresa demitiu muitos funcionários, fechou estúdios como a Volition, a Piranha Bytes e a Pieces Interactive, e cancelou projetos. A Embracer também vendeu a Saber Interactive, que criou um grande sucesso com Space Marine 2, e investiu em relançar marcas como a RedOctane. Resta ver se essas mudanças vão estabilizar a empresa e proteger os jogos e os times. O que você acha dessa nova fase?
A próxima expansão de World of Warcraft na Worldsoul Saga é Midnight. A Blizzard anunciou oficialmente a data de lançamento: 2 de março de 2026. A informação chegou como confirmação do que já se esperava, mas alguns detalhes ainda não foram esclarecidos pelas equipes responsáveis. A expansão promete novas áreas, inimigos e conteúdo para jogadores de alto nível.
Uma dúvida importante é se o lançamento será global. Se for, o horário provável é meia-noite UTC. No fuso de São Paulo, isso equivale às 21h do dia 1º de março. Isso significa que muitos jogadores no Brasil poderão acessar Midnight já na noite anterior à data oficial, enquanto regiões mais distantes terão janelas distintas.
Antes do lançamento, vale ficar atento a possíveis janelas de manutenção, pré-download e exigências de atualização do cliente. Deixe espaço livre no disco, atualize drivers e addons, e confirme seu login e dados de conta. Em dias de lançamento, filas e instabilidades são comuns; ter tudo preparado reduz a chance de perder o primeiro dia de jogo.
A Blizzard deve liberar mais informações sobre horários por região e procedimentos nas próximas semanas. Fique de olho nas comunicações oficiais para não perder nada. Você vai entrar no servidor já na primeira noite ou prefere esperar para evitar filas?
É um momento importante para World of Warcraft. A próxima expansão, Midnight, muda a forma de jogar com mudanças grandes nos sistemas de combate e a tão pedida moradia para jogadores. A estreia é em 2 de março.
A Blizzard divulgou a data e abriu um prazo para a beta. A empresa está simplificando as classes para que funcionem sem precisar de complementos que orientem o combate. O diretor de jogo Ion Hazzikostas explicou por que as mudanças são necessárias e prometeu ouvir a comunidade durante a beta. Nem tudo é perfeito: um bug com peixes causou queda de desempenho para muitos jogadores. Ainda assim, o novo sistema de moradia já inspira criações como claraboias e bibliotecas.
Antes da expansão, a atualização 11.2.7 vai abrir as portas da moradia mais cedo para quem pré-encomendou, com uma história que funciona como prólogo e missões extras para atualizar seu personagem. Pouco antes de 2 de março sai um pré-lançamento com as mudanças de classe e dos sistemas, mas sem as zonas e as missões novas da expansão. A Blizzard já anunciou outras expansões futuras, mas só quando Midnight chegar teremos mais pistas sobre o que vem a seguir. Você vai entrar na moradia assim que liberar ou prefere esperar?
Um resultado em um banco de dados de benchmark mostrou o novo processador Panther Lake da Intel em ação, e os números são só razoáveis. O modelo registrado é o Core Ultra 9 386H, um chip móvel de 16 núcleos, que marcou 2.849 pontos no teste single-core e 15.434 pontos no multi-core. O resultado single-core chama mais atenção porque permite comparar diretamente a evolução dos núcleos de alto desempenho.
Na configuração esperada, o 386H tem quatro núcleos de alto desempenho, oito núcleos eficientes e quatro de baixo consumo. Um modelo parecido da geração anterior teve cerca de 2.608 no single-core e 14.812 no multi-core, então a melhora parece incremental. Em comparação, a Apple e a Qualcomm têm chips que passam de 4.000 no single-core, enquanto a AMD fica perto dos 2.800, o que mostra que, em desempenho puro, os x86 ainda ficam atrás dos melhores ARM.
Também é bom lembrar que um benchmark é só um dado e não representa todo o uso real. Como o Panther Lake é pensado para dispositivos móveis e produzido em um novo nó, a eficiência e a autonomia podem ser o que mais importa. Vamos precisar dos testes completos e das medições de consumo para formar uma opinião definitiva, depois do lançamento previsto para janeiro. E você, acha que a Intel vai compensar com melhor eficiência ou precisa entregar mais desempenho para competir?
O X9 Maverick é uma arma subestimada em Call of Duty: Black Ops 7. É um rifle de rajada de três tiros que começa meio fraco sem anexos, mas recompensa quem investir: ótimo controle de recuo e dano consistente a distância. A arma é desbloqueada no nível 28, então dá para começar a usar cedo enquanto sobe de nível.
Melhor loadout:
- Optic: Lethal Tools ELO
- Muzzle: Novaburst Brake
- Barrel: 16″ OS-Density Barrel
- Underbarrel: EAM Steady-90 Grip
- Rear Grip: Granulated OM1 Grip
- Stock: Specter-X Guard Stock
- Laser: 3MW Motion Strike Laser
- Fire Mods: Bolt Carrier Group
Código do build: A04-B6JJB-9EM33-1
O ponto central é o cano 16″ OS-Density, que aumenta a capacidade para 51 munições e reduz o recuo vertical. Com isso você pode aguentar mais tiroteios mesmo com recarregamento mais lento. O Novaburst Brake e a Granulated OM1 ajudam a reduzir o recuo do primeiro tiro, e a Specter-X Guard Stock aumenta ainda mais a estabilidade. O EAM Steady-90 dá um pouco de mobilidade para compensar os trade-offs dos outros anexos.
O Bolt Carrier Group acelera a cadência para reduzir o intervalo entre rajadas. A 3MW Motion Strike Laser melhora alcance e controle, mas é visível em ADS; se preferir ficar stealth, troque o Novaburst Brake pelo Monolithic Suppressor. Para jogar objetivo, use o wildcard Gunfighter, Field Upgrade Squad Link, granada EMP e Point Turret. Perks: Ghost, Fast Hands e Bankroll ajudam a ganhar pontos e ficar escondido. Com streaks baratos como UAV e Care Package e o Dispatcher Overclock, você garante suporte constante.
Uma nova vaga de trabalho para Beyond Good & Evil 2 apareceu recentemente: a Ubisoft procura um technical sound designer para o estúdio de Montpellier, com a tarefa de integrar e implementar sistemas de áudio e garantir que os ativos sonoros sigam a visão do diretor de áudio. A oferta deixa claro que a equipe ainda precisa de profissionais para várias áreas do projeto.
Além da vaga de áudio, há outras posições abertas, como lead quest designer, senior character artist e artista de VFX. Isso não significa que ninguém tenha trabalhado no jogo antes; é mais provável que o projeto tenha passado por muitas mudanças ao longo de quase duas décadas. Beyond Good & Evil 2 foi anunciado há muito tempo e virou um símbolo dos jogos com desenvolvimento prolongado, então cada nova contratação é vista como um sinal de vida.
No ano passado, a Ubisoft lançou um remaster do primeiro jogo, o que foi interpretado por alguns como uma forma de mostrar compromisso com a franquia. Ainda assim, é difícil saber se as vagas recentes marcam o início de um avanço real ou apenas ajustes internos. Você ainda acredita que Beyond Good & Evil 2 vai sair nos próximos anos?
A AbleGamers Brasil iniciou um abaixo-assinado para apoiar o Projeto de Lei nº 484/2024, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O objetivo é autorizar o Poder Executivo a conceder isenção de ICMS para a compra de componentes, acessórios e adaptações de controles e jogos eletrônicos desenvolvidos ou adaptados para pessoas com deficiência. A iniciativa quer reduzir o preço desses equipamentos e ampliar o acesso.
No Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas com deficiência jogam videogame, e metade delas precisa de alguma adaptação nos controles ou nos programas para conseguir jogar. Estudos internacionais mostram que pessoas socialmente isoladas têm taxa de mortalidade 12% maior, e que pessoas com deficiência tendem a ser 3 vezes mais isoladas. Games adaptados ajudam na conexão e no bem-estar, por isso a proposta é também uma questão de saúde pública.
Os controles adaptados custam caro, em grande parte por partes importadas e pela carga tributária estadual. O preço pode variar de R$ 500,00 a R$ 7.000,00 dependendo do caso. Para pressionar o poder público, a AbleGamers Brasil lançou o abaixo-assinado e pede apoio da comunidade. O diretor-presidente da AbleGamers Brasil diz que o projeto impacta diretamente na qualidade de vida. Você vai apoiar a campanha e ajudar a tornar os jogos mais acessíveis? Assine aqui.
O ROG Xbox Ally da Asus ganhou um recurso novo no Windows voltado para portáteis: os Default Game Profiles. A novidade chega para facilitar a vida de quem joga fora da tomada. Esse movimento faz parte dos esforços da Microsoft para tornar o Windows mais amigável em dispositivos portáteis.
Os perfis aplicam configurações por jogo para equilibrar desempenho e duração de bateria sem que o jogador precise ajustar nada. Em jogos mais exigentes, o perfil padrão prioriza estabilidade; em jogos leves, prioriza autonomia. Por exemplo, em Hollow Knight: Silksong o perfil pode somar quase uma hora a mais de bateria em relação ao modo Performance, mantendo 120 fps suaves.
No lançamento, 40 jogos têm suporte, entre eles Fortnite, Gears of War: Reloaded e Hollow Knight: Silksong. Quem tem um ROG Xbox Ally ou um ROG Xbox Ally X pode receber a atualização via Armoury Crate e alternar o recurso no widget Armoury Crate Command Center Game Bar. A Asus também informou que a Ally X terá suporte para mais de 150 títulos em breve.
Já era possível criar perfis por jogo manualmente no Armoury Crate, mas os perfis padrão vêm prontos e facilitam para quem não quer perder tempo testando ajustes. No SteamOS há soluções da comunidade que exigem instalação e ajustes manuais, e nem sempre ficam tão polidas. Se os perfis da Microsoft e da Asus funcionarem bem, podem ser um grande ganho para a experiência portátil no Windows.
Você vai deixar o perfil automático ativado ou prefere ajustar manualmente?
A SNK revelou o primeiro trailer de Sr. Big, o novo personagem DLC de FATAL FURY: City of the Wolves. Ele chega ao jogo em 9 de dezembro, concluindo o Passe de Temporada 1. No vídeo, o chefe clássico aparece com um estilo de luta renovado: as barras de energia evoluíram para golpes mais dinâmicos, rápidos e letais. Com esse conjunto, ele vira um gigante nas partidas e promete mudar o ritmo dos combates. As vozes do personagem ficam por conta de Marc Graue (inglês) e Yuki Arai (japonês).
Sr. Big surgiu como chefe final de Art of Fighting (1992) e agora faz sua estreia na série Fatal Fury. No enredo, ele é o implacável dono de Port Town e pretende dominar South Town após a morte de Geese Howard. Marie, mãe do Rock, está sob sua guarda, e isso complica qualquer herança ou aliado que apareça. No modo Arcade, a luta gira em torno da busca por uma prova ligada ao legado de Geese, dada como prêmio por vencer o KOF. No modo EdST, acompanhamos Sr. Big enquanto tenta controlar a situação com Marie como refém.
Sr. Big é o quinto e último lutador do Passe de Temporada 1, parte da Special Edition. Ele se junta a Andy Bogard, Ken Masters, Joe Higashi e Chun-Li. FATAL FURY: City of the Wolves traz um visual único, o sistema REV e dois esquemas de controle para agradar novatos e veteranos. As ruas de South Town continuam cheias de ação e rivalidade. O jogo está disponível somente na Special Edition e não há planos para vender o jogo base e o Passe de Temporada 1 separadamente. Você vai testar o Sr. Big quando ele chegar?
O PIF, fundo soberano da Arábia Saudita, virou um investidor gigante no mercado de games. Ele é dono da Savvy Games Group, criadora de Monopoly Go, e tem participações em empresas como a Nintendo, a Embracer Group, a Capcom e a Take-Two. Também participou, em conjunto com a Silver Lake e a Affinity Partners, da aquisição de $55 bilhões da Electronic Arts.
Um relatório recente indica que o PIF está limitando novos investimentos porque o caixa encolheu e vários projetos que recebeu apoio estão em dificuldades financeiras. Entre os exemplos citados estão a cidade Neom e seu ambicioso projeto “The Line”, além de negócios que não vingaram, como uma cadeia de cafés com apenas uma loja, uma companhia de cruzeiros com um único navio e uma startup de veículos elétricos que ainda não entregou um carro.
O fundo tem quase $1 trilhão em ativos, mas muitos são difíceis de vender. Um porta-voz afirmou que o PIF ainda dispõe de $60 bilhões em caixa, mas fontes dizem que o fundo comunicou a investidores que não poderá alocar dinheiro adicional no futuro previsível. Isso preocupa porque a grande compra da Electronic Arts pode levar a cortes, venda de ativos ou foco em ganhos de curto prazo que prejudicam estúdios e projetos. O CEO da Electronic Arts garantiu que os negócios seguem normalmente. Qual é a sua opinião: a aquisição está segura ou isso pode prejudicar os jogos que você gosta?
Lembra quando Cyberpunk 2077 teve um lançamento desastroso no fim de 2020? O jogo passou por uma recuperação incrível: a CD Projekt informou em relatório financeiro que Cyberpunk 2077 já vendeu mais de 35 milhões de cópias. Foi um caminho longo desde os problemas iniciais, mas agora o título voltou a dar lucro à empresa.
O diretor financeiro da CD Projekt explicou que esse número foi alcançado mais rápido do que o mesmo marco de The Witcher 3. Ainda está longe da marca total de 60 milhões do The Witcher 3, mas a velocidade com que alcançou a meta mostra como o jogo se recuperou.
Vendas recentes ganharam impulso com lançamentos em novas plataformas, como o Switch 2 e Macs, além de presença em serviços e da expansão Phantom Liberty, que muitos comparam a um jogo à parte. Isso ajudou a movimentar vendas nas diferentes gerações de consoles.
A volta do interesse elevou a receita da empresa: a CD Projekt registrou lucro líquido de aproximadamente R$265 milhões, quase no mesmo nível do ano em que Phantom Liberty foi lançado. Para um jogo que chegou a enfrentar processos e investigações, é uma virada impressionante.
Você já jogou Phantom Liberty ou pretende revisitar Night City?