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Arquivos: Drops

FATAL FURY: City of the Wolves

A SNK revelou o primeiro trailer de Sr. Big, o novo personagem DLC de FATAL FURY: City of the Wolves. Ele chega ao jogo em 9 de dezembro, concluindo o Passe de Temporada 1. No vídeo, o chefe clássico aparece com um estilo de luta renovado: as barras de energia evoluíram para golpes mais dinâmicos, rápidos e letais. Com esse conjunto, ele vira um gigante nas partidas e promete mudar o ritmo dos combates. As vozes do personagem ficam por conta de Marc Graue (inglês) e Yuki Arai (japonês).

Sr. Big surgiu como chefe final de Art of Fighting (1992) e agora faz sua estreia na série Fatal Fury. No enredo, ele é o implacável dono de Port Town e pretende dominar South Town após a morte de Geese Howard. Marie, mãe do Rock, está sob sua guarda, e isso complica qualquer herança ou aliado que apareça. No modo Arcade, a luta gira em torno da busca por uma prova ligada ao legado de Geese, dada como prêmio por vencer o KOF. No modo EdST, acompanhamos Sr. Big enquanto tenta controlar a situação com Marie como refém.

Sr. Big é o quinto e último lutador do Passe de Temporada 1, parte da Special Edition. Ele se junta a Andy Bogard, Ken Masters, Joe Higashi e Chun-Li. FATAL FURY: City of the Wolves traz um visual único, o sistema REV e dois esquemas de controle para agradar novatos e veteranos. As ruas de South Town continuam cheias de ação e rivalidade. O jogo está disponível somente na Special Edition e não há planos para vender o jogo base e o Passe de Temporada 1 separadamente. Você vai testar o Sr. Big quando ele chegar?

Electronic Arts

O PIF, fundo soberano da Arábia Saudita, virou um investidor gigante no mercado de games. Ele é dono da Savvy Games Group, criadora de Monopoly Go, e tem participações em empresas como a Nintendo, a Embracer Group, a Capcom e a Take-Two. Também participou, em conjunto com a Silver Lake e a Affinity Partners, da aquisição de $55 bilhões da Electronic Arts.

Um relatório recente indica que o PIF está limitando novos investimentos porque o caixa encolheu e vários projetos que recebeu apoio estão em dificuldades financeiras. Entre os exemplos citados estão a cidade Neom e seu ambicioso projeto “The Line”, além de negócios que não vingaram, como uma cadeia de cafés com apenas uma loja, uma companhia de cruzeiros com um único navio e uma startup de veículos elétricos que ainda não entregou um carro.

O fundo tem quase $1 trilhão em ativos, mas muitos são difíceis de vender. Um porta-voz afirmou que o PIF ainda dispõe de $60 bilhões em caixa, mas fontes dizem que o fundo comunicou a investidores que não poderá alocar dinheiro adicional no futuro previsível. Isso preocupa porque a grande compra da Electronic Arts pode levar a cortes, venda de ativos ou foco em ganhos de curto prazo que prejudicam estúdios e projetos. O CEO da Electronic Arts garantiu que os negócios seguem normalmente. Qual é a sua opinião: a aquisição está segura ou isso pode prejudicar os jogos que você gosta?

Cena de Cyberpunk 2077
Cyberpunk 2077

Lembra quando Cyberpunk 2077 teve um lançamento desastroso no fim de 2020? O jogo passou por uma recuperação incrível: a CD Projekt informou em relatório financeiro que Cyberpunk 2077 já vendeu mais de 35 milhões de cópias. Foi um caminho longo desde os problemas iniciais, mas agora o título voltou a dar lucro à empresa.

O diretor financeiro da CD Projekt explicou que esse número foi alcançado mais rápido do que o mesmo marco de The Witcher 3. Ainda está longe da marca total de 60 milhões do The Witcher 3, mas a velocidade com que alcançou a meta mostra como o jogo se recuperou.

Vendas recentes ganharam impulso com lançamentos em novas plataformas, como o Switch 2 e Macs, além de presença em serviços e da expansão Phantom Liberty, que muitos comparam a um jogo à parte. Isso ajudou a movimentar vendas nas diferentes gerações de consoles.

A volta do interesse elevou a receita da empresa: a CD Projekt registrou lucro líquido de aproximadamente R$265 milhões, quase no mesmo nível do ano em que Phantom Liberty foi lançado. Para um jogo que chegou a enfrentar processos e investigações, é uma virada impressionante.

Você já jogou Phantom Liberty ou pretende revisitar Night City?

Horses
Horses

A Santa Ragione lançará o jogo Horses em 2 de dezembro. É uma aventura de horror em primeira pessoa sobre trauma familiar, valores puritanos, poder totalitário e responsabilidade pessoal. O jogo mostra imagens grotescas e subversivas: um rancho onde pessoas nuas usam máscaras de cavalo e são tratadas como animais. Demos pré-lançamento receberam reconhecimento em festivais e mostras.

O envio do jogo para a Steam em junho de 2023 resultou em um banimento. A Steam afirmou que o título parecia representar conduta sexual envolvendo menor. A Santa Ragione diz que a justificativa foi vaga e infundada. O estúdio acredita que o problema veio de uma cena incompleta do sexto dia com um homem e sua filha; a filha era um modelo provisório. O diretor falou em entrevista que a cena não era sexual e foi cortada enquanto a equipe redesenhava o diálogo e a arte. No lançamento final, todos os personagens têm mais de 20 anos, garante a desenvolvedora.

A Santa Ragione vai lançar o jogo em outras lojas, por um valor próximo de 5 dólares, ainda sem valor oficial no Brasil. Perder a Steam, onde mais de 75% das vendas de jogos para PC acontecem, prejudicou as chances do estúdio achar um publisher. A equipe separou fundos para seis meses de suporte, mas diz que vai encerrar operações após o lançamento. A desenvolvedora chama a decisão de censura moralizante e pede regras mais claras e caminho para apelação. A equipe procurou a Valve e aguarda resposta. E você, acha que plataformas devem ter esse poder de veto sobre a arte adulta?

Mount & Blade II: Bannerlord

O DLC War Sails e uma atualização gigantesca de Mount & Blade II: Bannerlord chegaram hoje. A expansão adiciona batalhas navais totalmente simuladas, com navios de guerra, tripulações e projéteis que destroem cascos. Mesmo quem não quer comandar um drakkar vai achar motivos para voltar ao jogo, porque a atualização base traz uma enxurrada de opções novas.

A Taleworlds introduziu um sistema de furtividade completo. Guardas reagem à luz, som e movimento. Você pode criar distrações, eliminar alvos em silêncio e esconder corpos. Há também disfarces para agir em cidades hostis, além de mudanças na diplomacia, com alianças e acordos comerciais, e um novo sistema de decisões de guerra, paz e tributos para tornar as declarações e resultados mais coerentes.

A atualização inclui muito mais: deserções que formam bandos itinerantes, eventos narrativos em viagens longas, modo rápido para acelerar o tempo e explorar dinastias de várias gerações, e melhorias na inteligência artificial de exércitos e unidades. Você também pode negociar com inimigos, controlar rotas de comércio de caravanas, recrutar nobres, usar fundas, assumir controle de tropas após ser derrubado e recarregar agachado com várias armas à distância. O menu principal foi redesenhado e há novidades específicas trazidas por War Sails. O jogo base está com desconto de 50% na loja digital e War Sails tem 10% de desconto de lançamento até 10 de dezembro. Vai voltar a jogar Bannerlord para testar a furtividade e as batalhas navais?

Overwatch 2

A nova heroína Vendetta (conhecida também como La Lupa) chega aos servidores de Overwatch 2 antes da Temporada 20 graças a um teste de herói. O teste começa na quarta-feira, 26 de novembro de 2025, às 16h (horário de São Paulo), e vai até segunda-feira, 1º de dezembro, no mesmo horário. A versão final da personagem será lançada na Temporada 20, que estreia em 9 de dezembro.

Vendetta é a primeira personagem verdadeiramente corpo a corpo do jogo e atua como DPS. Seu ataque principal, Presas Palatinas, combina golpes que terminam com um corte aéreo devastador. Postura de Proteção permite bloquear dano frontal e reflete ataques corpo a corpo, consumindo energia. Entre as habilidades estão Lâmina Dilacerante (ultimate) que corta defesas, Corte Voador que lança a espada e leva Vendetta até ela, Investida Giratória e Lâmina Projetada — esta última só enquanto a Postura de Proteção estiver ativa. O passivo Ofensiva aumenta velocidade de movimento e ataque ao acertar inimigos.

As vantagens mudam o estilo de jogo: Postura Sifonante dá roubo de vida nas estocadas finais; Implacável permite mais empilhamentos do passivo; Vingança Rápida marca quem te matou e recompensa com sobrevida e reinício de habilidades ao eliminar o alvo; Tempestade Furiosa adiciona mais acertos na Investida Giratória. Para quem curte corpo a corpo agressivo, Implacável mais Tempestade Furiosa parece ideal, já que aumentam velocidade e dano. Vai testar a Vendetta no teste de herói ou esperar a temporada?

Cena de The Temple of Elemental Evil
The Temple of Elemental Evil

A desenvolvedora Troika, extinta há anos, é lembrada hoje por Vampire: The Masquerade – Bloodlines. Um ano antes desse lançamento, a equipe lançou The Temple of Elemental Evil, uma adaptação ambiciosa do cenário de Dungeons & Dragons criado por Gary Gygax e Frank Mentzer. O jogo ficou conhecido pela fidelidade às regras da edição 3.5 e pela tentativa de recriar a sensação de uma mesa de RPG, mesmo sendo marcado por bugs. Apesar disso, conquistou um público fiel ao longo dos anos.

A Sneg vai publicar uma versão oficial na loja digital em 10 de dezembro. A página do jogo informa que o relançamento traz mais de mil correções e melhorias, incluindo IA aprimorada, interface refinada e diversas melhorias de qualidade de vida. A editora tem tradição de relançar jogos esquecidos com ajustes para máquinas modernas. Esse trabalho também se apoia em décadas de preservação feitas por modders, com comunidades como Circle of Eight e Temple+ mantendo o RPG ativo.

O relançamento chega numa época em que CRPGs de D&D voltaram ao foco, com títulos recentes como Baldur’s Gate 3. A Larian segue para projetos próprios e a Wizards of the Coast promete continuar investindo em RPGs ambiciosos. Será uma boa oportunidade para fãs antigos revisarem a aventura e para novos jogadores conhecerem o clássico. Você vai revisitar The Temple of Elemental Evil quando ele chegar na loja?

Cena de World of Warcraft The War Within
World of Warcraft

Após mais de um ano de espera, o Player Housing de World of Warcraft entra em Acesso Antecipado em 2 de dezembro. Quando os servidores abrirem, os jogadores vão poder reivindicar um lote, construir sua casa e exercitar a habilidade de decorar. A novidade permite coletar e fabricar objetos decorativos, posicionar móveis e montar ambientes do jeito que quiser, transformando espaços em lares com identidade própria.

O sistema oferece bastante liberdade para personalizar interiores. Itens poderão ser obtidos explorando o mundo, comprando de outros jogadores ou produzidos por profissões, o que cria um ciclo entre aventura, coleta e criação. Misturar peças raras com criações próprias deve ser a chave para composições interessantes.

Além da estética, as casas podem virar pontos de encontro para guildas, cenários para roleplay ou vitrines das coleções dos jogadores. Espera-se que moradores troquem dicas, visitem uns aos outros e usem as moradas como espaços sociais dentro do jogo. Isso deve dar ainda mais propósito para a jogatina fora das batalhas.

Vale se preparar: pense no estilo que quer, na localização do lote e nos materiais a reunir antes da abertura. Como o acesso inicial costuma ser concorrido, ter um plano prático ajuda a garantir seu espaço. Depois de montar tudo, convide amigos para visitar e testar a circulação dos ambientes. Você já sabe qual estilo vai escolher para o seu primeiro lar em Azeroth?

Cena de Resident Evil Requiem
Resident Evil

Resident Evil Requiem é uma continuação da história principal da série e apresenta uma protagonista nova, Graça Ashcroft. Ela vai explorar locais importantes do universo Resident Evil, incluindo uma Raccoon City destruída. O jogo foi pensado para ser acessível: quem nunca jogou a franquia deve entender a história sem problemas.

Em entrevista, o diretor Koshi Nakanishi explicou que os jogos que mais se aproximam do tom de Requiem são Resident Evil 2 e Resident Evil 7. Resident Evil 7 tem uma estrutura parecida, com protagonista novo e pouca experiência em combate. Resident Evil 2 mostra o lado mais focado no terror, enquanto Resident Evil 4 pende para a ação. Isso indica que Requiem deve ser mais assustador.

Aproveitando a expectativa, a Fanatical lançou o Fanatical Capcom All-Stars Bundle com 23 jogos da Capcom. Entre eles estão Resident Evil 2, Resident Evil 3, um pacote com Resident Evil 4 e 5, e Resident Evil 7. Também há títulos como Ace Attorney, Okami, Onimusha e Devil May Cry 4. Comprando dois jogos o preço cai para $6.50/£6.50 por item; três ficam a $6.33/£6.33 cada; e quatro ou mais saem por $6.25/£6.25 por item. Você tem duas semanas para aproveitar, mas compre só o que realmente quer.

Vai aproveitar para revisitar Resident Evil 2 antes de jogar Resident Evil Requiem?

Cena de Call of Duty: Black Ops 7
Call of Duty

A franquia Call of Duty dominou as vendas de shooters nos EUA por quase 20 anos, mas isso pode mudar em 2025. Dados de uma empresa de pesquisa de varejo mostram que o último shooter a vender mais que Call of Duty ao longo de um ano foi Gears of War, em 2006, e o último FPS foi Star Wars: Battlefront 2, um ano antes. Call of Duty foi o mais vendido em 13 dos últimos 16 anos, só ficando atrás de jogos como Grand Theft Auto V, Hogwarts Legacy e Red Dead Redemption 2.

Neste ano, a disputa está mais acirrada. Battlefield 6 teve o maior lançamento da sua franquia, vendendo mais de 7 milhões de cópias em três dias, superando o início de alguns jogos da série Call of Duty. O shooter de extração Arc Raiders também fez sucesso, vendendo 4 milhões de cópias nas primeiras duas semanas e ficando entre Battlefield e Call of Duty, o que pode ter dividido a atenção dos jogadores.

Enquanto isso, Call of Duty: Black Ops 7 sofreu críticas severas: campanha fraca, multiplayer muito parecido com o de sempre e polêmica por uso de imagens geradas por IA. Reações de jogadores e imprensa foram negativas, e uma análise deu nota baixa. Além disso, os números de varejo não mostram vendas digitais nem o impacto do Game Pass. A Microsoft disse que a presença de Call of Duty no serviço pode ter levado a $300 million em vendas perdidas no lançamento anterior, mas a audiência exata no Game Pass é incerta.

Com o mercado tão competitivo e a pressão sobre a Microsoft por resultados, o futuro da franquia vira questão estratégica. Você acha que Call of Duty vai recuperar a coroa ou que outra série tomou o lugar de vez?

Cena de Clair Obscur: Expedition 33
Clair Obscur: Expedition 33

Charlie Cox, que empresta a voz a Gustave em Clair Obscur: Expedition 33, disse que o verdadeiro mérito pela sua indicação ao Game Awards na categoria Melhor Performance é do ator de captura de movimento Maxence Cazorla. Cox afirmou que qualquer reconhecimento que receba deve ser dado a Cazorla, reforçando como a mocap foi essencial para o personagem.

Cazorla respondeu nas redes agradecendo o apoio e chamou as palavras de Cox de generosas. Ele lembrou que trazer Gustave à vida foi um trabalho em equipe e que se sente honrado por ter participado. A publicação de Cazorla recebeu milhares de reações em poucas horas, com muitos fãs elogiando o esforço dele e pedindo que a indicação fosse compartilhada.

Listas públicas de créditos mostram que Clair Obscur: Expedition 33 é o primeiro trabalho de videogame de Cazorla. Além de Gustave, ele fez a captura de movimento dos personagens Verso e Renoir (em conjunto com outro ator) e deu voz a Esquie nas versões em inglês e em francês. O trabalho vocal também rendeu a ele uma indicação em uma premiação de dublagem, o que amplia o debate sobre como reconhecer papéis diferentes na produção de jogos.

Você acha que as premiações deveriam reconhecer separadamente o trabalho de captura de movimento nas indicações?