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Arquivos: Drops

Cena de The Sims 4
EA

A situação de The Sims 4 virou incógnita há mais de um ano. Surgiram rumores sobre um remaster ou reescrita do jogo, alimentados por posts com informações vagas e imagens vazadas de playtests de um jogo móvel.

Também há um projeto para unir vários produtos da franquia em uma plataforma chamada The Sims Hub, onde haveria uma galeria e um mercado de conteúdo compartilhado. A EA tem vários trabalhos em andamento, incluindo o Project Rene e um jogo móvel, e pretende conectar tudo nessa plataforma.

Um criador importante da comunidade afirmou que não existe um remaster de The Sims 4. A EA segue corrigindo bugs no jogo atual e pode estar mexendo no motor do jogo, mas não deu detalhes. Com a compra bilionária avaliada em cerca de R$275 bilhões, o futuro do jogo fica mais incerto e sujeito a mudanças internas.

Você acha que a EA deve manter The Sims 4 como está na nova plataforma ou lançar uma versão paga remasterizada?

Cena de Marathon
Arc Raiders

Checklist: 1) Ler a matéria original.

2) Confirmar relevância gamer.

3) Resumir dentro das regras e criar título.

4) Gerar tags e JSON final.

A a Bungie abrirá um novo playtest de Marathon de 12 a 16 de dezembro, das 14h às 20h PT. O teste é por convite, restrito à América do Norte, e ocorre sob NDA, então não dá para transmitir ou falar publicamente sobre a experiência. Convites não podem ser compartilhados e serão enviados em ondas por e-mail. Para tentar entrar, faça login no site da a Bungie com a conta da sua plataforma (no PC, use o Steam) e preencha o formulário de inscrição. A a Sony diz que o lançamento está previsto para março de 2026, mas a a Bungie continua fazendo correções após testes anteriores e uma polêmica sobre arte do jogo. O formato fechado e o NDA tão próximo da janela de lançamento geram dúvidas sobre a confiança do estúdio, especialmente quando outros grandes lançamentos fizeram betas abertos antes de sair. Ainda não há mudança oficial na data. Você vai tentar se inscrever no playtest?

Cena de Rust
Facepunch

A comunidade pede que Rust rode oficialmente no Proton, a camada que permite jogos de Windows no Linux. A resposta da a Facepunch foi clara: não há planos. O problema central é o Easy Anti-Cheat (o EAC). Mesmo com o jogo funcionando tecnicamente no Linux, desativar o EAC impede entrar nos servidores oficiais.

A a Facepunch lembra que já teve suporte a Linux e encerrou em 2019 por causa de trapaças. Quando o Steam Deck chegou, a a Facepunch considerou voltar, mas decidiu que abrir suporte a o Proton criaria um novo vetor de exploração que também afetaria usuários no Windows. Segundo a empresa, manter a proteção em várias frentes tornaria o combate a cheaters menos eficiente.

O debate segue entre quem quer jogar no Steam Deck ou Linux e quem prioriza a segurança dos servidores. Você prefere que a Facepunch tente adaptar o EAC ao Proton ou que mantenha o foco em proteger a base atual de jogadores?

Cena de Disney Dreamlight Valley
Disney Dreamlight Valley

Wishblossom Ranch é a nova expansão de Disney Dreamlight Valley que coloca cavalos e um mapa variado no centro da aventura. A novidade mais marcante são os cavalos: você precisa criar laços com eles para liberar áreas, em vez de farmar a moeda do jogo. Cada bioma do rancho tem identidade própria, missões mais pessoais e pequenos projetos de restauração que você pode fazer no seu ritmo. As tarefas ainda pedem coleta e crafting, mas a sensação é de liberdade e diversão, não de grind. A expansão foi lançada de uma vez, sem capítulos separados, o que mantém o fluxo da história e facilita maratonas. As imagens são da Gameloft. No geral, é uma atualização leve, charmosa e que muda a rotina sem complicar a progressão. Vai testar a DLC e passar horas cavalgando pelo rancho?

Cena de Arc Raiders
Arc Raiders

Um criador fez as contas e comparou eficiência das armas de Arc Raiders medindo durabilidade máxima, perda por tiro e custo de reparo. O resultado mostra que a Stitcher é a mais eficiente: ~13.700 de dano e 1.950 tiros por reparo no nível 4, cerca de 2 créditos por tiro. A Rattler IV aparece com ~11.900 de dano e ~3,9 créditos por tiro.

O Osprey se mostrou bem ineficiente: uma partida pode quebrar a arma se você usar pouco mais de uma carga máxima. A Ferro é uma alternativa mais resistente no geral. O Anvil é forte, mas custa mais por dano que a Venator.

A Venator, uma pistola rara que dispara dois tiros por puxada do gatilho, chega a ~16.400 de dano e ~91 magazines por reparo, sendo muito eficiente por “atirar dois por um” e barata por dano em comparação ao Anvil.

Os números ajudam, mas não contam tudo: peso, facilidade de uso e risco de perder a arma também importam. Qual arma você vai testar primeiro?

Cena de Old School RuneScape
RuneScape

Old School RuneScape lançou essa semana a primeira habilidade nova de sua história: Sailing (Navegação). A a Jagex abriu o mundo para viagens marítimas, com navios que o jogador pilota, ilhas inexploradas e a nova raça Tortugan na Great Conch Island. A habilidade promete integrar com sistemas já existentes, liberar upgrades de navio ao subir de nível e colocar inimigos tanto no mar quanto no céu.

A comunidade reagiu bem, com jogadores empolgados e alguns relatos de bugs e nomes de navios gerados que viraram piada. Muitos completaram a primeira missão e estão explorando sem guia, descobrindo músicas e segredos. É um marco para o jogo, sendo a primeira skill nova em muitos anos, e a comunidade espera que o lançamento seja estável.

Você já planejou qual será seu primeiro destino no mar em Old School RuneScape?

Cena de Ostranauts
Ostranauts

A Ostranauts, simulação espacial em acesso antecipado, recebeu a atualização v0.14.5.18 que corrigiu um bug absurdo: corpos podiam aquecer sem controle e explodir naves e estações.

A a Blue Bottle Games explicou que um erro no código de calor corporal permitia que a temperatura subisse sem limite. Em casos com trajes EVA, o ar dentro do capacete chegava a temperaturas maiores que as de uma estrela. Ao remover o capacete, o ar superaquece e expande, estourando a estação.

Isso entra na tradição da a Kitfox de notas e relatos estranhos, com referências a outras simulações complexas como Dwarf Fortress e Caves of Qud. O bug já vinha acontecendo em saves de jogadores e agora foi resolvido.

Pronto para voltar a saquear naves no boneyard sem virar uma bomba térmica? Experimente com cuidado.

Chip Samsung
Chips

A Samsung anunciou resultados iniciais da produção em massa do nó 2 nm (SF2). A empresa afirma que o novo processo GAA (Gate All Around, tipo de transistor que melhora desempenho e reduz consumo) traz ~5% mais performance, ~8% mais eficiência de energia e ~5% menos área que o 3 nm — ganhos modestos na prática.

A comparação entre nós é complicada porque a densidade de transistores varia por projeto. Estimativas colocam a Intel 18A em cerca de 185 milhões/mm², a Samsung SF2 em ~200 milhões/mm² e a TSMC N2 em ~235 milhões/mm². A Samsung reporta rendimentos de 50–60%, enquanto a TSMC estaria em ~80%.

Mesmo com rendimentos menores, a Samsung pode competir se o preço do wafer da TSMC subir 10–20%, o que abriria espaço para preços mais baixos. O SF2 já deve ser usado no Exynos 2600 para o Galaxy S26, possivelmente chegando ao mercado antes do N2. Se a tecnologia da Samsung for saudável, ela pode oferecer uma alternativa para fabricantes de GPUs no futuro.

Você acha que a chegada do 2 nm da Samsung vai ajudar a baratear placas de vídeo ou isso é só expectativa?

Linus Linux
Linux

O criador do Linux falou em uma conferência que prefere lançamentos “chatos”: atualizações sem recursos radicais que podem quebrar máquinas. Ele comentou sobre a versão 6.18 RC4 do kernel e disse que, até agora, não há problemas reais — só falhas nos testes.

Ele afirmou também que, há quase 20 anos, seu papel é de líder técnico e mantenedor, não de quem faz todo o trabalho. A maioria das mudanças vem de outras pessoas do projeto.

O debate surge porque a postura contrasta com a prática de algumas empresas que colocam novas funções rapidamente e, às vezes, causam erros em massa. Em entrevista, ele parecia aludir a problemas recentes em atualizações do Windows que deram dor de cabeça a muita gente.

Resumo simples: estabilidade importa. Atualizações seguras evitam que jogos e programas parem de funcionar. Você prefere sistema estável ou quer recursos novos, mesmo com risco de bugs?

Fatekeeper

Fatekeeper é um RPG em primeira pessoa com visual em Unreal Engine 5 e uma pegada sombria que lembra Dark Messiah. O novo trailer apresenta um rato falante que fica no ombro do protagonista e tem voz estranha — a identidade do rato ficará em segredo por enquanto, diz a Paraglacial em entrevista.

O vídeo mistura exploração e combates pesados: é possível chutar inimigos de penhascos, empalá‑los em armadilhas de espinhos e usar uma habilidade de esquiva que lembra elementos de Souls. O protagonista é mais robusto que heróis ágeis de outros jogos, e há pequenos detalhes como limpar a lâmina após derrotar um miniboss.

A Paraglacial afirma que a principal inspiração é Hexen, mas que Fatekeeper será um RPG completo com foco em progressão de personagem, escolhas táticas e exploração, não apenas ação direta. Todos os personagens começam com acesso a magia e corpo a corpo; as escolhas podem transformá‑los em um brutamontes, em um alquimista, em um piromante ou em algo próprio do jogador. O estúdio quer combates desafiadores, sem serem excessivamente punitivos.

O lançamento em acesso antecipado está previsto para 2026. Vai entrar na sua lista de jogos desejados?

AMD

A AMD lançará a FSR Redstone em 10 de dezembro. A nova versão usa mais inteligência artificial para ampliar imagens e deve rodar melhor em GPUs baseadas na arquitetura RDNA 4, como a Radeon RX 9070 XT.

A AMD diz que Redstone pode ser convertida para rodar em outras GPUs graças a um projeto de ML que transforma modelos neurais em código de shaders. Na prática, isso pode permitir que a tecnologia seja usada também em placas da concorrente Nvidia (e Intel também).

Entre as novidades estão Ray Regeneration, que é a resposta da AMD ao Ray Reconstruction para melhorar ray tracing, e um cache neural de radiância para acelerar path tracing. A empresa também promete melhorias na geração de frames com IA.

Agora é esperar pelo lançamento para ver se a AMD alcança ou supera a Nvidia em qualidade e desempenho. Você acha que a FSR Redstone vai fechar a diferença para a concorrência?