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A Honeycomb Aeronautical lançou o Echo Aviation Controller, um gamepad pensado para quem joga simuladores de voo. A proposta é concentrar muitos controles num único aparelho: stick de precisão para pitch e roll, controles para yaw, quatro alavancas de potência integradas, uma roda de trim e botões para sistemas essenciais da aeronave. Tudo é programável, então é possível trocar entre aviões leves e multimotor sem trocar de controle.
O tamanho é de um gamepad, mas com vários knobs e mostradores que lembram um cockpit reduzido. O lançamento está previsto para meados de dezembro de 2025. O preço anunciado é de aproximadamente R$788 (US$150), R$840 (€150) ou R$832 (£130).
Para quem curte simulação aérea, é uma opção que junta praticidade e muitos inputs. Você trocaria seu setup por um controle assim?
Plants vs. Zombies: Replanted recebeu a atualização 1.4 da a EA. O grande destaque é o aspirador de sol das versões de console, agora no PC e mapeado na barra de espaço para puxar o sol até o cursor. Também há mais hotkeys: a tecla Tab troca a velocidade do jogo e os números ativam os pacotes de sementes. A atualização corrigiu imagens erradas no almanaque e deixou o riff de guitarra do RIP Mode menos alto. A Steam Remote Play Together foi adicionada, e foram resolvidos bugs menores, como inimigos que pulavam os cortadores de grama. No geral são melhorias que deixam o jogo mais confortável para quem joga com controle ou quer ajustar a velocidade na hora. Teste o aspirador de sol e veja se seu desempenho melhora?
A Hive Scum é a nova classe de Warhammer 40,000: Darktide e chega em 2 de dezembro. É uma turma de rua que usa armas improvisadas e drogas para lutar. No trailer, eles aparecem com pé-de-cabra, serrotes e armas de fogo em mãos duplas — é possível usar autopistols ou stub pistols. Também dá para empunhar shivs em dual-wield no corpo a corpo.
O diferencial é a química: o o Cartel Special é um stim personalizável que dá buffs. Eles jogam bombas químicas e podem cobrir a serra com toxinas para machucar inimigos. Visualmente, a classe traz tatuagens de corpo inteiro, cortes punk e, pela primeira vez, pinturas faciais exclusivas.
Diferente de outros personagens vindos de fora, a Hive Scum protege o próprio lar no Tertium Hive. No mesmo dia de lançamento haverá um DLC de cosméticos com mais opções de cabelo, roupa, tatuagem e skins de arma. Vai testar as pistolas duplas ou prefere a serra envenenada?
Nas redes sociais, fãs voltaram a especular que a Valve pode anunciar Half‑Life 3. A onda de rumores não veio de um vazamento claro, mas de coincidências com datas: o anúncio de Half‑Life: Alyx ocorreu em 18 de novembro, várias datas importantes da série caem em novembro e isso acendeu esperanças.
Há motivos para acreditar que a a Valve possa trabalhar em algo novo: a empresa celebrou aniversários da franquia e o fim de Half‑Life: Alyx deixa espaço para continuar a história. Também há teorias de que um novo jogo poderia acompanhar o lançamento do headset Steam Frame ou do PC Steam Machine.
Por outro lado, a Valve costuma ser imprevisível e manter segredos. Nada convincente vazou sobre um próximo Half‑Life até agora, então pode ser só empolgação por causa das datas. Você acha que a a Valve vai anunciar Half‑Life 3 em breve?
Megabonk, hit indie comparado a Vampire Survivors, vendeu um milhão de cópias em duas semanas e foi indicado ao prêmio de melhor jogo indie de estreia no The Game Awards 2025. Mas o desenvolvedor, o vedinad, disse nas redes sociais que não considera Megabonk seu jogo de estreia — ele já lançou outros jogos sob nomes de estúdio diferentes — então pediu para ser retirado da categoria.
A atitude gerou elogios pela honestidade. O apresentador do evento respondeu dizendo que agradecia a clareza e que Megabonk será removido da categoria. O caso reacendeu debates sobre o que define um “indie”: no passado, o jogo Dave the Diver foi citado por ter ligação com o estúdio Mintrocket, divisão da a Nexon, e isso abriu discussão se fatos ou a sensação devem determinar o rótulo.
Também foi lembrado que outros indicados têm equipes com veteranos de grandes empresas — o estúdio AdHoc Studios tem ex-funcionários do Telltale e o estúdio Sandfall Interactive conta com gente que trabalhou na Ubisoft. No fim, a definição de “debut” pode ser ambígua. Você acha que vedinad fez a coisa certa ao abrir mão da indicação?
O VaatiVidya vai lançar um livro que junta os roteiros de 20 horas de vídeos sobre Elden Ring. O livro traz texto atualizado, novas ilustrações e material que já apareceu em alguns dos vídeos mais populares dele. Tudo isso compilado em um único volume que explica a história do jogo.
O conteúdo abrange Elden Ring e expansões como Shadow of the Erdtree e Nightreign, e inclui também textos de outros criadores com visões alternativas da história. Não é um produto oficial, mas promete ser a referência mais completa para quem quer entender o enredo.
Há uma amostra disponível no site da editora. A edição Deluxe com fecho magnético custa cerca de R$475, a edição capa mole cerca de R$210 e a versão digital cerca de R$90. O Vaati diz que este livro será a versão final do trabalho dele e que pretende torná-lo claro e bonito.
Quer receber novidades quando o livro for lançado ou prefere assistir aos vídeos primeiro?
O novo trailer de Vendetta deixou jogadores em dúvida: a personagem usa uma espada enorme e corta robôs, mas também bloqueia tiros, então seria tanque ou dano? Em e-mail enviado à imprensa, a agência de relações públicas que representa a Blizzard descreveu Vendetta como uma heroína de dano. Apesar dessa confirmação por vias oficiais, a informação não apareceu nos materiais públicos, então muitos fãs seguiram tentando adivinhar o papel dela até a revelação de gameplay.
Isso deve frustrar quem esperava um novo tanque — o time de tanques não recebe ampliações há cerca de um ano. Vendetta só chega no jogo na próxima temporada, mas haverá um período limitado para jogá-la entre 26 de novembro e 1º de dezembro. Você vai testar Vendetta no período limitado ou prefere que a próxima novidade seja um tanque?
Anno 117: Pax Romana teve um lançamento forte, mas também gerou críticas. No Steam as avaliações estão mistas, com jogadores reclamando de bugs, campanha mais curta e problemas de conexão no modo cooperativo.
A Ubisoft disse por email que o jogo foi o lançamento mais rápido da franquia em 25 anos e que também é o Anno com as melhores notas da série. O jogo tem média 85 no Metacritic e 94% de recomendação no OpenCritic, segundo apurações.
Boa parte das reclamações vem do uso de ferramentas de IA para criar alguns ativos do jogo. Jogadores notaram imagens de fundo com cabeças faltando e mãos deformadas. Algumas artes geradas por IA já começaram a ser substituídas.
Apesar das controvérsias, o título alcançou picos de jogadores bem altos no lançamento — mais de 50.000 simultâneos em dados públicos, perto do dobro do pico de Anno 1800. A Ubisoft afirma também ter números inéditos de jogadores, sem detalhar valores.
Você vai testar Anno 117 agora ou prefere esperar correções?
Em meio aos gritos da plateia que lota o Colosseo, um nome sufoca todos os outros: Vendetta.
A 45ª heroína de Overwatch 2 entra na arena em um trono de violência, e o novo Trailer de Herói dela abre as cortinas para revelar como esta heroína italiana transformou um futuro roubado em uma arma.
Após perder sua herança e ser relegada ao esquecimento, La Lupa usou as próprias garras para se tornar uma lenda em um mundo cruel de combates no Colosseo. Com cada vitória, ela ganhava mais influência. Porém, fora da arena, os sussurros sobre o passado de Vendetta proliferam, sugerindo um legado que a vincula diretamente ao conflito original entre a Overwatch e a Talon.
Tendo conquistado seu lugar na elite da arena, ela ceifa os inimigos com uma precisão implacável. Sob a superfície, suas ambições são mais grandiosas. Cada vitória da gladiadora é um passo calculado rumo a algo ainda maior.
A Asus liberou uma atualização grande para os portáteis ROG Ally, ROG Ally X, ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X. O novo Armoury Crate SE traz mais controles de CPU e energia, melhorias de estabilidade e várias correções.
Os destaques ficam para o ROG Xbox Ally e o ROG Xbox Ally X. Agora dá para escolher e ajustar a potência entre P-cores (núcleos de performance) e E-cores (núcleos de eficiência) direto no Armoury Crate SE. No ROG Xbox Ally X, isso atua sobre o Ryzen Z2 Extreme, com núcleos Zen 5 e Zen 5c da AMD. Ajustar cada tipo de núcleo separadamente pode ajudar a economizar bateria ou priorizar desempenho, dependendo do que você estiver jogando.
Esses dois modelos também receberam novos drivers de GPU da AMD para melhorar o desempenho em jogos, e o ROG Xbox Ally X ganhou driver de chipset atualizado para melhorar o sistema como um todo. Há ainda um novo BIOS com firmware de entrega de energia, que promete reduzir o consumo em repouso.
Já o ROG Ally e o ROG Ally X (sem Xbox) receberam integração do Radeon Chill ao limitador de FPS e um algoritmo de mira por giroscópio melhorado, além de outros ajustes menores. Para instalar, abra o Armoury Crate SE e busque as atualizações.
Você vai testar perfis de potência por núcleo para ganhar mais bateria no seu Ally?
Jacob Navok, ex-diretor de negócios da Square Enix e hoje CEO da Genvid, afirmou nas redes sociais que a maioria dos jogadores não se importa com o uso de IA em jogos. Segundo ele, a Geração Z abraça o chamado “slop” — conteúdo gerado por IA de baixa qualidade — e isso já aparece nos games populares.
Navok citou Arc Raiders, que usa vozes geradas por IA e alcançou pico de 480 mil jogadores simultâneos no Steam. Ele também apontou Steal a Brainrot, no Roblox, que chegou a cerca de 30 milhões de jogadores simultâneos e é baseado em personagens feitos com IA.
Para o executivo, a IA não está só em vozes e arte. Muitos estúdios já usam geração por IA na fase de conceito e assistentes de código no desenvolvimento. Ele disse que a Activision não está evitando IA e que será cada vez mais comum ver jogos — especialmente fora do cenário indie — usando ferramentas do tipo.
Críticos lembram que o debate também envolve trabalho e autoria, e defendem que a organização de profissionais pode influenciar como a tecnologia será adotada nos estúdios.
E você, se importa se um jogo usa IA em vozes, arte ou código, desde que o resultado seja bom?