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Arc Raiders não é só loot e risco: é um shooter de saque que parece ter uma cultura menos hostil do que a gente espera. Dados de conquistas mostram que 42.3% dos jogadores já venceram o feito Unyielding: Knock out 10 raiders, enquanto o restante não chegou nem perto disso. E, ao mesmo tempo, mais da metade (57.7%) dos players de Steam é descrita como pacifista, o que indica que muitos só saem atirando quando é necessário para se defender.
Quem narra a história diz que já colocaram mais de 35 horas no jogo e que os ataques costumam acontecer por defesa própria, não por birra. A própria pessoa admite ter encontrado um ambiente quase tranquilão durante as partidas, o que reforça a ideia de que Arc Raiders está construindo uma cultura de jogo menos tóxica do que a média de shooters de saque.
Outro dado interessante: 81.3% dos jogadores já derrubaram um raider (Crossed the Threshold), enquanto 19% ainda não derrubaram ninguém desde o começo do jogo, quase duas semanas após o lançamento. E há também a curiosa tentativa de socialização com inimigos, pela conquista The Friends We Made Along The Way: Return to Speranza together with an encountered Raider, repetindo essa ideia de convivência entre estilos diferentes de jogo.
Você já encarou um saque com essa vibe pacífica ou ainda prefere o caos típico dos PvP. O que te prende mais em Arc Raiders?
Engrenagens enferrujadas são bem raras em Arc Raiders, e você precisa delas pra melhorar a bancada Gunsmith. Mesmo com várias fábricas, máquinas e veículos jogados por aí, as engrenagens continuam difíceis de achar. A boa notícia é que existe uma rota bem lucrativa por Buried City que costuma render dois, três ou até mais por corrida. A má é que não é rápida, porque você vai ter que invadir vários locais bem protegidos.
A rota leva a Warehouse, Marano Station e Parking Garage, no noroeste de Buried City. Essas áreas têm geradores e carros em abundância, então basta seguir de área em área abrindo portas e vasculhando tudo que aparece.
No Warehouse, dois geradores no lado leste costumam esconder várias engrenagens.
Em Marano Station, abra os capôs dos carros no estacionamento norte; há muitos carros pra vasculhar, e o loot da plataforma da estação costuma valer a pena.
No Parking Garage, saque os carros de cada andar e tome cuidado com o Bombardier que pode aparecer no topo ou na rua.
Um vídeo demonstra a rota logo abaixo.
Qual área você vai explorar primeiro na próxima jogatina?
Shuhei Yoshida, ex-chefe da Sony, diz que as grandes empresas deviam investir mais em projetos menores e experimentais para manter a criatividade acesa. Em entrevistas antes da G-Star, ele falou sobre como estúdios grandes podem apoiar desenvolvedores menores por meio de publicação, sem sufocar a visão criativa. Ele destacou que ninguém sabe com antecedência o que vai viralizar; nem as equipes de marketing conseguem prever, pois dependem de dados do passado e de ideias inéditas.
Nos exemplos atuais, Dave the Diver aparece como caso de sucesso que nasceu fora do script, com Nexon e Mintrocket mantendo uma linha bem hands-off durante o desenvolvimento. Yoshida acredita que essa liberdade é fundamental para a inovação.
Ele ainda observa que ninguém sabe qual tipo de jogo vai funcionar, e que a criatividade floresce melhor quando há confiança e colaboração entre grandes empresas e estúdios menores. Surpresas como Balatro, Schedule I, Palworld, Lethal Company e Peak mostram que o mercado ainda sabe surpreender sem depender só de dados velhos.
Se gigantes como Nexon ajudam dessa forma, o resultado pode ser mais Balatro, mais títulos diferentes chegando ao público. No fim, o modelo funciona quando a confiança substitui a intervenção. E aí, qual indie novo você acha que merece esse empurrão dos grandes?
Phasmophobia ganhou mais um mapa mínimo, mas densão: Nell’s Diner chegou pra acelerar o medo. O estúdio diz que ele é menor que o 6 Tanglewood Drive, porém bem mais compacto e cheio de cantos onde os sustos podem acontecer a qualquer momento, com uma boa variedade de objetos interativos para jogadores e fantasmas explorarem.
O mapa tem 13 salas, sendo 11 delas áreas viáveis para ações dos fantasmas. O salão do diner, a cozinha, o escritório do gerente e o walk-in freezer são apenas alguns dos cenários. Entre os objetos, destacam-se o jukebox iluminado e uma máquina de arcade que parecem perfeitos para uma assombração pegar impulso.
O patch também corrige bugs, como orbs de fantasmas atravessando paredes e crucifixos que caíam pelo mapa. Além disso, chega uma nova identificação: Moneybags, com cartão ID e badge para quem desbloqueia a conquista Break the Bank, servindo para ostentar o status de quem já mergulhou fundo na caçada.
Essa atualização empurra Phasmophobia cada vez mais perto do lançamento 1.0, com planos de aumentar realismo e imersão, incluindo rework completo de modelos de personagens e animações, além de possibilidade de jogo offline.
Vai encarar Nell’s Diner hoje?
Você entra na missão Switching the Supply nos túneis embaixo do Spaceport, onde a busca pela válvula certa pode virar pesadelo. O jeito é mirar no centro do mapa, perto das Launch Towers, e não perder tempo com trechos desnecessários.
Procure pela abertura marcada no sudoeste do espaço central e desça pela rampa de concreto. No fundo, vire-se e siga o túnel um pouco até encontrar uma válvula amarela à sua direita. Interaja para trocar o fornecimento de água de Speranza e selar a missão.
Os túneis são longos e cheios de riscos: ticks explosivos que aparecem no escuro e Raiders que gostam de te surpreender quando menos espera. Se puder, entre por caminhos próximos ao ponto objetivo, mas esteja pronto para enfrentar o caminho inteiro caso precise. Leve itens de cura, use a cobertura das paredes e fique de olho no loot que fica no caminho. Completa tranquilo, mas exige atenção.
Você consegue encarar esse trecho subterrâneo hoje ou prefere voltar depois de se preparar?
Em Kingdom Come: Deliverance 2, a DLC Mysteria Ecclesiae não coloca a Leather Purse como uma missão marcada, mas o caminho até ela é fácil de se perder. Joguei várias vezes e vi que o lance pode ficar irritante se você não souber onde procurar.
A carteira fica perto do poço, bem na frente da entrada da capela do mosteiro de Sedletz, no lado oeste do mapa. Ao redor do poço há três canteiros de grama; a carteira está debaixo de um arbusto no lado norte do quadrante noroeste.
Ao devolver a carteira para Slavek, você pode mentir, entregar ou simplesmente ficar com ela. Normalmente compensa devolver: você ganha apenas alguns Groschen, mas o grande ganho é o treinamento de combate corpo a corpo que Slavek oferece, deixando você pronto para as brigas que vêm pela frente.
E você, já pegou esse item no seu jogo? Qual foi sua decisão ao encontrar a carteira?
O remake de Fatal Frame 2: Crimson Butterfly foi anunciado pela Koei Tecmo durante o State of Play com foco no Japão. O lançamento ficou marcado para 12 de março de 2026 e promete reacender a memória de quem acompanhou a trilogia de horror no fim dos anos 90 e começo dos 2000, entre Silent Hill, Resident Evil e Fatal Frame.
A equipe promete um retrabalho completo do game de 2003, com iluminação repaginada e texturas mais nítidas para deixar as sombras mais densas e os sustos mais precisos.
A mecânica central continua a Camera Obscura, mas com refinamentos que a tornam mais tangível. O diretor Makoto Shibata enfatizou o visual mais imersivo, e a equipe de direção de ação da Team Ninja ajudou a lapidar o sistema de combate. Agora você tem zoom e foco que simulam uma câmera de verdade, além de filtros que alteram o que você vê, abrindo caminhos diferentes na exploração e nos confrontos.
A Steam descreve o remake como um “complete overhaul” do título de 2003, mantendo as irmãs Mio e Mayu Amakura enquanto exploram a vila de Minakami e usam a Camera Obscura para exorcizar espíritos e desvendar segredos além da própria sanidade.
Essa revisita vem num momento em que o clima de terror japonês visita as aging consoles; será que esse remake eleva o gênero ou fica apenas na nostalgia? Você encara reviver esse clássico com filtros de câmera e luz mais sombria?
Horizon: Steel Frontiers chega como MMO inspirado no mundo aberto de Horizon e leva a caçada a máquinas gigantes para PC, Android e iOS, sem PS5, apesar de ter sido feito com foco em mobile.
Você assume o papel de um caçador de máquinas personalizável, explorando a Deathlands, onde milhares de jogadores convivem na fronteira: cooperando para derrubar robôs, ou brigando por recursos com tribos rivais.
O visual mantém o tom exuberante e degradado da série, com montarias que vão do solo ao ar, opções para saltar entre monstros mecânicos e mirar pontos fracos para causar dano enorme.
Mecânicas prometem afiar a batalha MMORPG, com ganchos para puxar, armadilhas em partes danificadas, e até armas deixadas pelas máquinas que podem ser usadas depois de saque.
Segundo os executivos, o alvo é a emoção de derrubar máquinas colossais, com combate desenhado para o formato multiplayer massivo. A data de lançamento e o modelo de pagamento ainda não foram anunciados. Você toparia explorar essa Deathlands com a galera?
Black Ops 7 chega com lançamento global que funciona por região. Na maioria das áreas, o jogo cai na sexta-feira, 14 de novembro, mas na Costa Oeste dos EUA ele já entra na quinta, 13 de novembro. No PC, os horários variam por região: Costa Oeste 21:00 PST em 13 de novembro; Costa Leste 00:00 EST em 14; Reino Unido 5:00 GMT em 14; Europa 6:00 CET em 14; Austrália 16:00 AEDT em 14. No console, o lançamento é meia-noite no fuso local na sexta, 14, então pode rolar antes para quem estiver em NZ com ajuste de fuso.
O preload já está disponível em todas as plataformas, com o arquivo passando de 100 GB. Usando o app CoD HQ, dá para escolher baixar só as partes que você vai usar, economizando espaço, então se você não curte o modo campanha, dá para deixar fora. Essas informações ajudam a planejar o dia de lançamento sem ficar preso a downloads longos. Pronto para cair de cabeça no game assim que abrir a porta? Você vai usar preload para chegar pronto ou vai encarar o hype ao vivo?
Deep Rock Galactic continua em evidência, com o estúdio a Ghost Ship Games trabalhando no Rogue Core, que deve chegar no próximo ano. Com base na popularidade duradoura de Deep Rock Galactic, é provável que seja um sucesso, mas não há garantia num espaço multiplayer cada vez mais lotado de lançamentos e de velhos favoritos que prendem jogadores por anos.
O diretor Mikkel Martin Pedersen, a Ghost Ship Games, diz que a competição é feroz. Quando começaram, havia poucos jogos cooperativos de sucesso no Steam; hoje há muitos. Helldivers 2 é citado como exemplo de sucesso, e recentemente vimos Arc Raiders indo muito bem.
É uma cena de PC multiplayer mais concorrida desde que Deep Rock entrou no acesso antecipado em 2018. Este ano trouxe surpresas como Peak e RV There Yet?, além do Schedule 1. Jogos de serviço ao vivo de grandes estúdios, como a Remedy com FBC: Firebreak, parecem ter menos vida útil. Embora Arc Raiders tenha números de jogadores impressionantes, parece improvável que Marathon, da Bungie, alcance o mesmo sucesso.
E ainda há um jogo free-to-play inspirado em Fall Guys com Sonic the Hedgehog que chegou à Steam na semana passada. Mesmo com a ferocidade da competição, a Deep Rock Galactic mantém seu nicho e seu jeito de fazer coop. Você acha que Rogue Core muda o jogo ou Deep Rock continua dominante?
É um momento ótimo para voltar a jogar Enshrouded. A água finalmente chegou, atendendo ao pedido dos jogadores desde o início do acesso antecipado.
O Wake of the Water traz Veilwater Basin, um bioma tropical com lagos, vias navegáveis e ruínas submersas, ideal para explorar e construir bases que usam água.
A água é simulada em tempo real: você pode cavar canais, mover água em recipientes e erguer paredes à prova d’água para bases submersas.
Drak, a raça lagarto, chega ao território e luta bem debaixo d’água, então prefira combates em terreno firme.
A pesca aparece: faça vara, iscas e pesque nos lagos; há uma vara de alto nível obtida com um novo sobrevivente.
O pico de jogadores subiu de 12 mil para mais de 30 mil.
Há mais conteúdo, incluindo novo nível máximo e armas mais fortes; a Steam oferece 20% de desconto até 24 de novembro.
Qual parte você testará primeiro: base submersa, pesca ou Drak?