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Quando Silksong chegou no começo de setembro, a tradução em chinês revelou falhas que não capturavam o tom do universo Hollow Knight. Um tradutor inglês-para-chinês comentou que a versão parecia mais um drama escolar do que uma fantasia sombria. O Steam chegou a registrar avaliações geralmente negativas, e um grupo de fãs, a Team Cart Fix, tem trabalhado nos bastidores para melhorar a tradução. O Patch 4 finalmente coloca esse esforço na versão oficial do jogo.
A Patch 4 atualiza a tradução chinesa com base no trabalho da a Team Cart Fix, mantendo os nomes de personagens e locais na maioria dos casos, corrigindo trechos que estavam incorretos ou não condizentes com Hollow Knight. a Team Cherry explica que a tradução é feita por fãs que dominam a lore de ambos os jogos e entendem as ligações sutis que devem ser preservadas.
Além disso, o patch migra para o Unity Input System, ampliando o suporte a controladores e incluindo vibração em mais dispositivos, com algumas exceções ainda presentes. Entre as mudanças estão maiores opções de dithering, o efeito film grain e várias correções de localização, além de ajustes de jogabilidade, como problemas com o Queen’s Egg e com o Druid’s Eyes. No fim, vemos como a IA e o trabalho comunitário podem moldar a narrativa sem perder o tom da série. Você já testou a nova tradução com o suporte de controles?
Completar Echoes of Victory Ridge em Arc Raiders fica simples quando você sabe onde fica Victory Ridge. Se você acompanhou as missões, pode lembrar de ir ao local para a quest que desarma um EMP. Ao chegar no lugar, o objetivo muda para recuperar o item do esconderijo sob a rodovia quebrada, que fica bem próximo ao mapa indicado. A passagem é um espaço pequeno sob a via onde há uma caixa de metal com um prompt amarelo de interação; esse espaço fica visível apenas quando você olha para o sul e então se vira para o norte para enxergar.
Nesse esconderijo você encontrará o item, o Major Aiva’s Patch, que você precisa exfiltrar para Celeste completar a missão. O caminho de exfiltração pode ser pela usina de geração ou pela entrada do afloramento, dependendo de qual rota ainda esteja aberta. Fique atento aos patroleiros que aparecem nas áreas, para não ser derrubado na hora final. Um carregamento com bolso seguro ajuda a manter o item inteiro durante a fuga.
E você, já testou essa rota? Qual é a sua estratégia para sair vitorioso sem perder o item?
Arc Raiders te joga direto no corre do loot pra passar a Expedição. Para chegar à fase quatro, você precisa de humidificadores. Eles aparecem como loot solto ou dentro de containers, mas o caminho mais certeiro é chegar aos armários vermelhos no segundo andar do Red Tower, em Buried City. A chance de spawn varia, então nem sempre aparecem, mas ali costumam cair com mais frequência do que em outros cantos do mapa.
Para chegar lá, desça pela passagem próxima à entrada do metrô e siga as escadas. Do lado oposto, você verá uma fileira de armários com boa chance de abrigar humidificadores. Com a sorte certa, dá pra pegar cinco unidades num único giro, facilitando a Expedição e mantendo a sua equipe pronta para a próxima luta.
Se a área ficar cheia, você pode tentar Residential areas: Village on Blue Gate e Ruby Residence e Pale Apartments em Dam Battlegrounds. Esses locais costumam render itens úteis além dos humidificadores, então vale dar uma conferida mesmo sem pressa.
Itens residenciais também têm valor pra vender, então não ignore o loot que encontra pelo caminho. E você, já pegou humidificadores nesses lugares ou prefere tentar outra área?
Arc Raiders chegou com a promessa de ser um extraction shooter mais acessível. Tentei o jogo e, ao contrário de títulos que parecem punir até os jogadores veteranos, ele encontra um meio termo que faz sentido para quem tem uma rotina ocupada ou apenas quer jogar sem drama extremo.
Segundo a SteamDB, o jogo entrou no fim de semana de lançamento com pico de mais de 354.000 jogadores simultâneos, um número que mostra o apetite por um loop de saques e fugas sem o peso de títulos mais hardcore. Em determinado momento, chegou a superar o Battlefield 6, que ficou próximo de 318.000, com Arc Raiders ultrapassando 329.000. Isso é impressionante para uma estreia de apenas uma semana.
O segredo parece estar no equilíbrio entre performance estável e requisitos mais modestos. Assim como o Battlefield 6, Arc Raiders roda bem em rigs médios, o que facilita para muitos PCs de hoje sem gastar uma fortuna em hardware. A PC Gamer descreveu o jogo como um shooter de extração menos estressante, o que faz sentido para quem busca uma experiência mais suave sem perder o foco em loot e escape. E há espaço para comparar com Escape From Duckov, que aposta em outra pegada, sem a mesma pressão de Tarkov. Enquanto Marathon retorna como outra opção de estilo, Arc Raiders já começa com um começo forte no Steam.
Se curte esse tipo de jogo, pode valer a pena testar. Você já jogou Arc Raiders? O que achou da pegada mais leve para um shooter de saque e fuga?
Titan Quest 2 chega em acesso antecipado, lembrando os ARPGs de antigamente: menos labirintos de itens sazonais e menos pressão de serviços ao vivo, mais foco no gameplay puro. Ainda em acesso antecipado, ele evita microtransações agressivas e passes de batalha, e há uma promoção de lançamento que pode valer a pena, já que o preço deve subir em breve.
Titan Quest 2 é um hack-and-slash inspirado em Diablo e Path of Exile, ambientado na mitologia grega. O foco é exploração, combate direto e a sensação de aventura clássica, sem exigir números impossíveis de theorycraft. Novas regiões e chefões aparecem desde o início do acesso, mantendo o estilo simples que atrai muitos fãs.
Mesmo com ambições de expandir, o jogo ainda deixa espaço para quem quer jogar sem depender do online o tempo todo; o Titan Quest original também costuma entrar em promoção, oferecendo uma opção acessível para quem quer uma experiência mais relaxada.
Se você curte explorar masmorras sem pressa, Titan Quest 2 pode ser a pedida para o próximo fim de semana. Você toparia embarcar nessa volta ao ARPG de raiz?
Arc Raiders traz a missão Flickering Threat como o grande desafio, com a Generator Room localizada dentro do Generator Hall em Dam Battlegrounds. A área costuma ter um Rocketeer patrulhando, pronto para atirar se você brincar com o mapa. Você precisa de quatro fios para completar a missão, então guarde-os com cuidado ou troque itens para consegui-los sem atrasos.
Para começar, vá ao Generator Hall, no nordeste de Dam Battlegrounds, perto do Power Generation Complex. Para chegar à Sala do Gerador, parta do North Complex Elevator, desça pela passagem até chegar a uma passarela e desça até o espaço entre os dois geradores para encontrar o ponto amarelo que você pode reparar.
Depois de reparar, você precisa encontrar o Ventilation Shaft e ligar a energia. Entre pela porta sudoeste do Generator Hall, suba as escadas, abra a porta seguinte e vire à esquerda para entrar no Shaft. Interaja com a caixa de comutação amarela para concluir a tarefa.
E aí, você prefere guardar os fios com segurança ou arriscar com reciclagem de itens para essa missão? Conta pra gente qual parte parece mais desafiadora para você.
Arc Raiders está recebendo a mais nova rodada de testes da comunidade, com um evento no estilo Helldivers 2 para destravar o mapa Stella Montis. A ideia é reunir recursos para abrir túneis e criar um caminho até o novo local.
Os jogadores mostraram disposição alta: os desenvolvedores aumentaram a barra de desbloqueio porque a comunidade doa muito mais do que esperavam. O gerente da comunidade, Ossen, agradeceu no servidor oficial do Discord e disse que a participação global vai tornar o evento mais marcante para todos.
No momento, o progresso do desbloqueio não está tão rápido quanto o esperado. O nível subiu de 8% para 1% e, no momento da escrita, a barra estava em 2%. Mesmo com esse começo, a ideia é que mais raiders entrem no fim de semana para empurrar o projeto adiante.
Os recursos necessários são simples — plástico, tecido e metal sucateado — itens comuns que o Scrappy normalmente encontra. Como a meta é um esforço comunitário, é provável que muitos jogadores já tenham excedente para doar, o que ajuda a manter a janela de lançamento em aberto. Ainda parece viável alcançar Stella Montis, mas não deve ser fácil, afinal abrir túneis perigosos exige desafio.
E você, vai participar do evento deste fim de semana e contribuir para a Stella Montis?
A Sony informou em seu relatório financeiro que Marathon, o shooter de extração da Bungie, continuará com o lançamento previsto para março de 2026, mesmo após um beta mal recebido ter adiado o jogo.
No mesmo relatório, a empresa admite que a aquisição da Bungie não teve o impacto desejado, enquanto Destiny 2 passa por um momento difícil e a desenvolvedora enfrenta várias demissões.
Marathon foi anunciado com um trailer excelente em 2023, mas foi atrasado novamente neste ano após feedback intenso; houve ainda um escândalo de plágio relacionado à arte do jogo.
O CFO Lin Tao afirmou que a empresa está totalmente dedicada a lançar o título dentro do ano fiscal, avaliando o desempenho com KPIs e, se necessário, fazendo correções para manter a retenção de jogadores.
Enquanto isso, a Bungie mantém closed playtests, e a concorrência com Arc Raiders aumenta a pressão para que Marathon entregue jogabilidade que conquiste fãs de FPS de PC. Você está pronto para ver Marathon chegar em 2026?
Once Upon a Katamari ganhou dois DLCs anunciados durante a State of Play Japan. Mesmo sem novas fases grandes, eles parecem tão empolgantes quanto antes, principalmente pela chance de personalizar o personagem com acessórios.
Cada DLC adiciona cinco remixes e dez acessórios. O primeiro chega neste mês e traz cinco Dance Dance Remixes e acessórios misteriosos, além de uma atualização gratuita com um cosplay para Saki Hanami do Idolm@ster, considerado um dos visuais mais legais já vistos no Katamari.
O segundo DLC deve chegar no inverno e amplia o conjunto de DJ acessórios para várias personagens, além de mais cinco Neo Remixes e dez acessórios inéditos ainda por revelar. A janela de lançamento é vaga, mas deve cair no novo ano, segundo a PCGamer.
Mesmo sem novas missões, as pessoas adoram as opções cosméticas. A ideia de poder vestir o Prince com mais looks, e potencialmente mais cosplays, é um diferencial claro. E você, que cosplay quer testar primeiro nos seus Katamari?
A Krafton decidiu virar uma empresa “AI-first” e prometeu investir cerca de R$440 milhões em IA, além de suspender novas contratações e lançar um programa voluntário de demissão para funcionários na Coreia do Sul.
A Eleventh Hour Games, desenvolvedora de Last Epoch, foi adquirida pela Krafton, o que trouxe esperanças de mais recursos, mas também dúvidas entre a comunidade. A notícia chegou em meio a conversas sobre o futuro do jogo, já que a expansão Orobyss foi anunciada e a aquisição envolve um earnout de até R$1,25 bilhão, o que aumenta a pressão por resultados.
O fundador Judd Cobler disse que ter a Krafton como dona pode ajudar a longo prazo, com mais pessoal e recursos, desde que a equipe mantenha o foco na visão do jogo. Mesmo com a mudança, a equipe continua contratando enquanto planeja conteúdo adicional antes da expansão.
Além disso, a Krafton enfrenta um processo envolvendo a Unknown Worlds relacionado ao Subnautica 2, o que aumenta a incerteza sobre como a aquisição pode impactar Last Epoch. Não há provas de que o jogo vá regredir, já que a terceira temporada já chegou e mais conteúdo vem por aí. Você acha que a aquisição vai manter Last Epoch vivo ou pode mudar o rumo da experiência?
Arc Raiders tem várias ameaças, mas a Rainha é a maior Arc na Harvester. Ela aparece apenas no evento Harvester, é gigante, com forma de aranha, e solta morteiros, feixes de laser, cargas e EMP sobre quem ousa encarar.
Curiosamente, dá para derrubá-la com uma Blaze Grenade Trap azul de forma rápida. Basta uma granada barata que você consegue sem suar: graças a um bug, as Blaze Grenade Traps causam dano muito maior do que o previsto contra quase tudo, inclusive outras inimigos. Não é a ideia original da missão, mas funciona.
Como pegar a granada e fazer funcionar: você pode obtê-las saqueando ou craftando com Blaze Grenades e um fio. Depois de jogar a granada no espaço entre cabeça e corpo da Rainha, muitos jogadores preferem encaixar por baixo; a explosão precisa ser acionada atirando. Você saca tudo em 3-5 minutos por spawn, ganha mais de 50.000 XP por queda, e ainda rola loot bom do Harvester.
Isso muda tudo? Você toparia tentar sozinho ou em grupo para ver se a Rainha cai tão rápido quanto dizem?